“JUNTOS PELA E-SAÚDE E ENVELHECIMENTO ATIVO”: coDesign da área de saúde da comunidade online miOne

Autores

  • Liliana Vale Costa Universidade de Aveiro
  • Ana Isabel Veloso Universidade de Aveiro

Resumo

Resumo: Ao longo do tempo, tem-se assistido a um interesse crescente na utilização das tecnologias da informação e comunicação no setor da saúde. Porém, o potencial das plataformas digitais enquanto mediadores diretos da comunicação entre o profissional de saúde e o cidadão sénior tem sido um assunto ainda pouco explorado. Face a esta realidade, o objetivo deste artigo é apresentar o processo de conceção da área de Saúde da comunidade online miOne, tendo em conta o contexto e participação do cidadão sénior no processo de design. Este estudo etnográfico teve a duração de um ano e meio e envolveu quatro participantes de uma Instituição Particular de Solidariedade Social de Aveiro. Os resultados revelaram que a integração de serviços de saúde numa comunidade online deverá atender aos valores da comunidade, comportamento informacional e preocupações com saúde e atividades promotoras de um envelhecimento ativo reportadas pelos participantes. As funcionalidades desenvolvidas na comunidade foram: Alertas; Exercícios; Alimentação e Dicionário de saúde.

Palavras-chave: e-saúde, envelhecimento ativo, codesign, comunidade online, tecnologias da informação e comunicação

Biografia Autor

Liliana Vale Costa, Universidade de Aveiro

Liliana Costa é aluna de doutoramento em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais na Universidade do Porto e Universidade de Aveiro. A sua dissertação de mestrado examina o potencial dos videojogos em rede para o cidadão sénior, pelo que tem publicado nas áreas dos videojogos e comunicação mediada por computador.

Os seus interesses de investigação são: design universal, videojogos, comunidades virtuais, interação homem - computador, interfaces naturais, eHealth, aplicações mobile e inclusão digital. E-mail: lilianavale@ua.pt

Downloads

Publicado

2016-07-26

Edição

Secção

Artigos