ORGANIZAÇÃO, ACESSO E USO DA INFORMAÇÃO: componentes essenciais ao processo de Gestão da Informação nas organizações

Autores

  • Márcia Maria de Medeiros Travassos Saeger Universidade Federal da Paraíba
  • Maria Lívia Pacheco de Oliveira Universidade Federal da Paraíba
  • Júlio Afonso Sá de Pinho Neto Universidade Federal da Paraíba
  • Dulce Amélia de Brito Neves Universidade Federal da Paraíba

Resumo

Esta discussão objetivou demonstrar que a organização, acesso e uso da informação são componentes essenciais no processo de gestão da informação nas organizações. Fundamentando-se nas concepções teóricas da Ciência da Informação, apresenta uma discussão conceitual sobre organização, acesso e uso da informação no contexto das organizações. Considera a informação como um insumo fundamental para a tomada de decisão, evidenciando a sua gestão como um processo essencial à eficiência organizacional, e apresenta alguns modelos de gestão da informação e a descrição de suas etapas. A discussão possibilita concluir que apesar de cada modelo apresentar características e fases próprias, todos eles contemplam em meio às suas etapas a organização, o acesso e o uso da informação, o que permite considerá-los como componentes fundamentais para o processo de gestão da informação nas organizações.

Palavras-chave: Acesso; Gestão da informação; Organização; Uso

Biografias Autor

Márcia Maria de Medeiros Travassos Saeger, Universidade Federal da Paraíba

Professora do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal da Paraíba (CCAE/UFPB). Doutoranda em Ciência da Informação (PPGCI/UFPB). Graduada e Mestre em Administração (PPGA/UFPB).

Maria Lívia Pacheco de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba

Professora do Departamento de Comunicação da Universidade Federal da Paraíba (DECOM/UFPB). Doutoranda em Ciência da Informação (PPGCI/UFPB). Mestre em Ciência da Informação (PPGCI/UFPB).

Júlio Afonso Sá de Pinho Neto, Universidade Federal da Paraíba

Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFPB) e do Programa de Pós-Graduação em Gestão das Organizações Aprendentes (MPGOA/UFPB). Professor do Departamento de Comunicação da Universidade Federal da Paraíba (DECOM/UFPB). Doutor em Comunicação e Cultura (UFRJ).

Dulce Amélia de Brito Neves, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Ciência da Informação (UFMG). Professora Titular do Departamento de Ciência da Informação (DCI/UFPB). Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFPB)

Downloads

Publicado

2017-01-11

Edição

Secção

Artigos