ENTRE A ARQUIVOLOGIA E OUTRAS DISCIPLINAS: promessas de interdisciplinaridade?

Autores

  • Angelica Alves da Cunha Marques Faculdade de Ciência da Informação - Universidade de Brasília (UnB)
  • Natália Bolfarini Tognoli Faculdade de Filosofia e Ciências - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Resumo

Este artigo é fruto de inquietações acerca do histórico das relações uni/bi/multilaterais da Arquivologia com outras disciplinas e da tendência de naturalização da interdisciplinaridade como uma característica intrínseca às disciplinas no contemporâneo. Ao questionarmos a rejeição das relações da Arquivologia com outras disciplinas, em nome da sua autonomia científica, bem como a sua consideração como parte técnica de outras disciplinas, buscamos refletir sobre as relações que a Arquivologia vem estabelecendo (ou não) com outras disciplinas, em busca da sua autonomia científica. Esses dois posicionamentos nos instigam a retomar os conceitos de interdisciplinaridade e seus desdobramentos, para compreender as relações da Arquivologia com outras disciplinas na sua trajetória de formação científica. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, apresentamos alguns marcos históricos dessas relações com a Diplomática, a História, a Ciência da Computação e a Ciência da Informação. Os resultados apontam relações interdisciplinares da Arquivologia com a Diplomática e relações mais pontuais com as demais disciplinas.

Palavras-chave: Arquivologia; Ciência da Computação; Ciência da Informação; Diplomática; História; Interdisciplinaridade

Biografias Autor

Angelica Alves da Cunha Marques, Faculdade de Ciência da Informação - Universidade de Brasília (UnB)

Arquivista, mestre e doutora em Ciência da Informação (UnB). Desenvolveu pesquisa de estágio pós-doutoral junto à École Nationale des Chartes (Paris) e ao Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (UnB). É professora do curso de Arquivologia, credenciada no  Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (UnB). É vice-líder do Grupo de Pesquisa Fundamentos Históricos, Epistemológicos e Teóricos da Arquivologia (FHETA).

Natália Bolfarini Tognoli, Faculdade de Filosofia e Ciências - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Professora Assistente Doutora do curso de Arquivologia da Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP, Campus de Marília. Departamento de Ciência da Informação. Professora da Pós-Graduação em Ciência da Informação do PPGCI- Unesp. Autora do livro "A construção teórica da Diplomática: em busca da sistematização de seus marcos teóricos como subsídio aos estudos arquivísticos". Líder do grupo de Pesquisa "DIPLOMÁTICA ARQUIVÍSTICA".

Downloads

Publicado

2017-01-11

Como Citar

Marques, A. A. da C., & Tognoli, N. B. (2017). ENTRE A ARQUIVOLOGIA E OUTRAS DISCIPLINAS: promessas de interdisciplinaridade?. Páginas a&b: Arquivos E Bibliotecas, 65–83. Obtido de https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/1546

Edição

Secção

Artigos