ANÁLISE DIPLOMÁTICA DA AUTENTICIDADE DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO PESSOAL

Autores

  • Isaac Newton Cesarino da Nóbrega Alves Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Maria Amélia Teixeira da Silva Silva Universidade Federal da Paraíba

Resumo

Analisa no contexto da Diplomática a autenticidade dos documentos de um arquivo pessoal, com o objetivo de aprofundar os conhecimentos teóricos direcionando-os para a atividade prática. Trata-se de uma pesquisa descritiva na medida em que descreve sob a perspectiva da Diplomática o resultado da análise da autenticidade de documentos de um arquivo pessoal. No que concerne à abordagem é qualitativa, e utilizou-se da técnica de observação para a sua realização. Concluiu-se a partir da análise desenvolvida, que as dificuldades inerentes aos elementos que conferem autenticidade aos documentos em formato impresso, também são inerentes aos documentos digitais, mesmo que com outra configuração. Por fim, sugere-se a realização de novos estudos acerca da temática abordada, haja a vista sua importância e relevância social, sobretudo no que concerne aos aspectos legais no âmbito documental.

Palavras-chave: Arquivo pessoal; Autenticidade documental; Diplomática

Biografias Autor

Isaac Newton Cesarino da Nóbrega Alves, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Técnico em Secretariado da UFPB; Mestando em Ciência da Informação pela UFPB; Bacharel em Arquivologia pela UEPB; Licenciado em Letras pela UFPB.

Maria Amélia Teixeira da Silva Silva, Universidade Federal da Paraíba

Bacharel em Biblioteconomia - Ubiversidade Federal da Paraíba; Mesta em Ciência da Informação - Universidade Federal da Paraíba; Professora do Departamento de Ciência da Informação - Universidade Federal da Paraíba.

Downloads

Publicado

2017-01-11

Edição

Secção

Artigos