PROPOSTA DE UMA POLÍTICA DE INDEXAÇÃO PARA A BIBLIOTECA DO INSTITUTO ESTADUAL DO AMBIENTE
Palavras-chave:
Biblioteca especializada, Indexação, INEA, Meio ambiente, Política de indexaçãoResumo
Este trabalho tem como objetivo propor uma política de indexação para a biblioteca especializada em meio ambiente do Instituto Estadual do Ambiente (INEA). Para a realização deste estudo, utilizaram-se as pesquisas exploratória, descritiva e bibliográfica e um estudo de caso. A pesquisa bibliográfica apresenta conceitos basilares para o desenvolvimento de uma política de indexação. Foram identificados os pontos que mais necessitavam de mudanças na biblioteca, além dos métodos de criação de uma política de indexação, para, por fim, elaborar a proposta. Com os resultados, identificou-se a necessidade de padronização e de melhor qualidade na indexação da biblioteca, o que resultou na elaboração de uma proposta de política de indexação.
Referências
CARNEIRO, Marília Vidigal
1985 Diretrizes para uma política de indexação. Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG. [Em linha]. 14:2 (set. 1985) 221-241. [Consult. 20 mar. 2025]. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reb/article/view/36523.
FERNANDES, Geni Chaves; PRUDENCIO, Dayanne da Silva
2015 Política de indexação em bibliotecas cariocas: mapeamento exploratório. Ponto de Acesso. [Em linha]. 9:1 (abr. 2015) 122-142. [Consult. 15 mar. 2025]. Disponível em: https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/9885.
GIL LEIVA, Isidoro; FUJITA, Mariângela Spotti Lopes, ed.
2012 Política de indexação. [Em linha]. Marília, SP: Cultura Acadêmica, 2012. [Consult. 10 mar. 2025]. Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/Home/Publicacoes/politica-de-indexacao_ebook.pdf.
LANCASTER, F. W.
2004 Indexação e resumos: teoria e prática. Trad. Antonio Briquet de Lemos. 2ª ed. rev. atual. Brasília, DF: Briquet de Lemos/Livros, 2004.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A.
1986 Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU,1986.
RIO DE JANEIRO. Instituto Estadual do Ambiente
2023 Biblioteca Dr. Fausto Guimarães. [Em linha]. Rio de Janeiro, 2023. [Consult. 10 mar. 2025]. Disponível em: https://www.inea.rj.gov.br/publicacoes/biblioteca/
SILVA, Maria dos Remédios da; FUJITA, Mariângela Spotti Lopes
2004 A Prática da indexação: análise da evolução de tendências teóricas e metodológicas. Transinformação. [Em linha]. 16:2 (2004) 133-161. [Consult. 10 mar. 2025]. Disponível em: https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/6373.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Páginas a&b: arquivos e bibliotecas

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
