OS DESAFIOS E AS BARREIRAS DAS BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS BRASILEIRAS E PORTUGUESAS NO PROCESSO DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE

Autores

  • Isabel Cristina dos Santos Diniz
  • Ana Margarida Almeida
  • Cássia Cordeiro Furtado

Resumo

O presente artigo é resultado parcial de uma investigação, que tem como objetivo principal conhecer as práticas inclusivas em bibliotecas universitárias brasileiras e portuguesas para utilizadores com necessidades especiais. Os resultados apresentados foram recolhidos através da aplicação de um inquérito por questionário on-line aplicado a 87 (oitenta e sete) diretores/coordenadores de bibliotecas (54 - cinquenta e quatro - brasileiras e 33 - trinta e três – portuguesas), tendo sido obtidas 50 (cinquenta) respostas válidas, correspondendo a 28 (vinte e oito) brasileiras e 22 (vinte e duas) portuguesas. Os resultados permitiram identificar problemas de acessibilidade, nomeadamente no que diz respeito a infraestrutura da biblioteca.

Palavras-chave: Acessibilidade; Inclusão; Necessidades Educativas Especiais; Biblioteca Universitária.

Downloads

Publicado

2017-07-10

Como Citar

Diniz, I. C. dos S., Almeida, A. M., & Furtado, C. C. (2017). OS DESAFIOS E AS BARREIRAS DAS BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS BRASILEIRAS E PORTUGUESAS NO PROCESSO DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE. Páginas a&b: Arquivos E Bibliotecas, 53–74. Obtido de https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/2656

Edição

Secção

Artigos