DISSEMINAÇÃO DA INFORMAÇÃO METEOROLÓGICA: contribuições dos paradigmas tecnológico e da complexidade

Autores

  • Fernando Bittencourt dos Santos
  • Fernanda Martins

Resumo

A informação meteorológica se configura como uma questão multidimensional ancorada em aspectos ambientais, políticos, econômicos e socioculturais, sendo fundamental o fortalecimento dos mecanismos de processamento e intercâmbio desta informação, a fim de que sua disseminação eficiente e equitativa seja assegurada. Partindo dessas premissas, o artigo apresenta como objetivo: explorar a disseminação da informação meteorológica na perspectiva do paradigma tecnológico de Castells e na do paradigma da complexidade de Morin. Para tanto, através de uma pesquisa bibliográfica, foi constatado que a Meteorologia e a informação meteorológica apresentam personalização tecnológica, em decorrência do avanço e atualização dos instrumentos meteorológicos e das fontes de informação, sendo os media os principais canais de disseminação dessa informação. Enquanto objeto de investigação, a informação meteorológica agrega a inter e transdisciplinaridade e, para que a mesma seja eficaz dentro da perspectiva de sua comunicação, deve ser estruturada em termos de conteúdo e estratégias de disseminação.

Palavras-chave: Disseminação da informação; Informação meteorológica; Meteorologia; Paradigma da complexidade; Paradigma tecnológico

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Publicado

2017-07-10

Como Citar

Santos, F. B. dos, & Martins, F. (2017). DISSEMINAÇÃO DA INFORMAÇÃO METEOROLÓGICA: contribuições dos paradigmas tecnológico e da complexidade. Páginas a&b: Arquivos E Bibliotecas, 230–244. Obtido de https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/2667

Edição

Secção

Artigos