GESTOR E CURADOR DA INFORMAÇÃO: tendências, perfis e estratégias de reconhecimento

Autores

  • Alexandra Reyes Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e Nova Information Management School
  • Catarina Barreto Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e Nova Information Management School
  • João Cerdeirinha Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e Nova Information Management School
  • Maria de Sá Guedes Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e Nova Information Management School
  • Pedro Teixeira Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e Nova Information Management School
  • Sofia Néo Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e Nova Information Management School

Resumo

Partindo da análise do contexto da transformação digital e das novas tendências de ensino sobre a ciência de informação, refletimos sobre a construção do perfil do Gestor e Curador da Informação, apresentando uma proposta das competências necessárias, facilitadores do dinamismo e da colaboração na sociedade. Face a um aparente desconhecimento por parte do mercado de trabalho debatemos as atuais dificuldades de afirmação do perfil, sugerimos algumas estratégias de marketing para a sua divulgação e aceitação em Portugal.

Palavras-chave: Gestão e Curadoria da informação; Marketing; Perfil de competências; Transformação digital

Downloads

Publicado

2017-08-25

Como Citar

Reyes, A., Barreto, C., Cerdeirinha, J., Guedes, M. de S., Teixeira, P., & Néo, S. (2017). GESTOR E CURADOR DA INFORMAÇÃO: tendências, perfis e estratégias de reconhecimento. Páginas a&b: Arquivos E Bibliotecas, 3–15. Obtido de https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/2835

Edição

Secção

Artigos