COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO POR ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO (EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS) NA CIDADE DE RIBEIRÃO PRETO/SP
Resumo
Identifica as competências pertinentes à busca e ao uso da informação por estudantes de Ensino Médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos na cidade de Ribeirão Preto/SP. Quanto aos objetivos específicos, identificou-se o perfil dos alunos e as dificuldades encontradas para a busca e uso da informação, apresentou-se as competências necessárias e sugeriu-se programas para o desenvolvimento de Competência em Informação. Trata-se de estudo de caso único, de abordagem quanti-qualitativa e amostragem por acessibilidade, com 128 alunos do ensino médio (jovens e adultos) e uso de questionário para a coleta de dados. Conclui-se que, independente da faixa etária, os educandos demonstram a necessidade de aquisições e/ou melhorias na leitura e escrita, manejo da informação e reconhecimento das necessidades de informação, deflagrando a ausência da escola neste processo, visto que aprenderam sozinhos ou com terceiros a utilizar as TIC.
Palavras-chave: Competência em Informação; Educação de Jovens e Adultos; Ensino Médio; Tecnologias de Informação e Comunicação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.