COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO POR ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO (EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS) NA CIDADE DE RIBEIRÃO PRETO/SP

Autores

  • Mavi Galante Mancera Universidade de São Paulo (USP)
  • Cláudio Marcondes de Castro Filho Universidade de São Paulo (USP)

Resumo

Identifica as competências pertinentes à busca e ao uso da informação por estudantes de Ensino Médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos na cidade de Ribeirão Preto/SP. Quanto aos objetivos específicos, identificou-se o perfil dos alunos e as dificuldades encontradas para a busca e uso da informação, apresentou-se as competências necessárias e sugeriu-se programas para o desenvolvimento de Competência em Informação. Trata-se de estudo de caso único, de abordagem quanti-qualitativa e amostragem por acessibilidade, com 128 alunos do ensino médio (jovens e adultos) e uso de questionário para a coleta de dados. Conclui-se que, independente da faixa etária, os educandos demonstram a necessidade de aquisições e/ou melhorias na leitura e escrita, manejo da informação e reconhecimento das necessidades de informação, deflagrando a ausência da escola neste processo, visto que aprenderam sozinhos ou com terceiros a utilizar as TIC.

Palavras-chave: Competência em Informação; Educação de Jovens e Adultos; Ensino Médio; Tecnologias de Informação e Comunicação.

Downloads

Publicado

2018-05-07

Como Citar

Mancera, M. G., & Filho, C. M. de C. (2018). COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO POR ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO (EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS) NA CIDADE DE RIBEIRÃO PRETO/SP. Páginas a&b: Arquivos E Bibliotecas, 30–45. Obtido de https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/3954

Edição

Secção

Artigos