UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS: influências das políticas públicas de informação na criação de seus repositórios

Autores

  • Alex Silva Rodrigues Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP)
  • Cláudio Marcondes de Castro Filho Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP)

Resumo

O artigo é constituído por um histórico-descritivo que parte da seguinte indagação: como se relacionam as políticas de informação com a expansão dos Repositórios Institucionais nas universidades federais brasileiras? E tem os seguintes objetivos: identificar as políticas de informação do governo federal brasileiro para repositórios; verificar quais universidades federais possuem Repositórios Institucionais e apresentar um breve histórico da expansão dos repositórios nas universidades federais brasileiras. Quanto aos resultados, indicam que as políticas de informação brasileira são positivas, pois contribuem para a expansão dos Repositórios Institucionais nas universidades federais; no entanto, os Repositórios Institucionais não estão implementados em todas as universidades. Apontam para a importância da continuidade da expansão dos Repositórios Institucionais nas universidades federais, que devem aderir às políticas de informação do país, e, dessa forma, contribuem com a divulgação de informação científica nacional.

Palavras-chave: Política pública de informação; Repositórios institucionais brasileiros; Universidades Federais brasileiras.

Downloads

Publicado

2018-05-07

Como Citar

Rodrigues, A. S., & Filho, C. M. de C. (2018). UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS: influências das políticas públicas de informação na criação de seus repositórios. Páginas a&b: Arquivos E Bibliotecas, 46–58. Obtido de https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/3955

Edição

Secção

Artigos