CENÁRIO DA GESTÃO DOCUMENTAL NA COLÔMBIA: percursos e desafios
Resumo
Objetivos: Analisar o contexto da Gestão Documental na Colômbia, em comparação com outros estudos de caso. Analisar os programas de educação das universidades colombianas no âmbito da Arquivologia, Arquivística e Ciências da Informação. Aprofundar sobre a aplicação das diversas normas de processos documentais em entidades públicas e privadas. Métodos: Foi aplicada uma metodologia teórica-descritiva e comparativa, que abordou a complexidade da gestão documental na Colômbia. Foi feita uma análise em que se descrevem as diversas leis e normas nacionais e internacionais e a literatura científica que aborda o problema da criação e aplicação dessas leis e normas no campo nacional. Resultados: Depois de realizar o levantamento bibliográfico, foi considerado que a gestão documental na Colômbia, teve um crescimento significativo nos últimos cinco anos. No entanto, em comparação com outros países de América Latina, o processo de adequação e implementação das normas e leis em temas de padronização documental, ainda se encontra em fase embrionária. Conclusões: Este tipo de experiências comparativas oferece relevantes possibilidades de incorporar boas práticas documentais, além de observar o avanço e as oportunidades de melhoria da gestão documental. Em um país como Colômbia, que precisa urgentemente do avanço e de maior implementação de cursos centrados em Ciência da Informação em geral.
Palavras-chave: Documentos Arquivísticos Digitais; Gestão Documental - Colômbia; Legislação; Normas; Organizações