REFLEXÃO BIBLIOTECÁRIA NO ATO DE MEDIAR: entre a racionalidade e a concepção representacionista da informação

Autores

  • Jetur Lima de Castro Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Luiz Eduardo Ferreira da Silva Universidade Federal do Paraíba (UFPB)
  • Alessandra Nunes de Oliveira Universidade Federal do Pará (UFPA)

Resumo

Resumo: Discute a mediação bibliotecária a partir da ação informacional em Fred Dretske, a encontrabilidade e usabilidade da informação por meio das affordances em Jerome Gibson e ação comunicativa na base do pensamento Habermasiano, a partir de um enfoque crítico e interpretativo.
Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa teórica, de abordagem crítica e interpretativa, que tenta se desenvolver a percepção informacional do bibliotecário em ambientes informacionais, a qual é responsável pela formação de padrões de informação que direcionam a percepção-ação dos usuários. Em conclusão, considera-se que a informação como fenômeno de uma ação cognitiva, emerge fissurando as estruturas técnicas da teoria da informação desenvolvendo-se no ato discursivo e no diálogo intersubjetivo do bibliotecário como mediador e nos sujeitos que buscam o conhecimento disponível nas bibliotecas.

Palavras-chave: Bibliotecário; Informação; Intersubjetividade; Mediação; Percepção-ação

Biografias Autor

Jetur Lima de Castro, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Mestrando em Ciências da Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará (PPGCOM-UFPA). Graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará - Campus Belém. Pesquisador na Rede Brasileira de Preservação Digital (Rede Cariniana) - IBICT.

Luiz Eduardo Ferreira da Silva, Universidade Federal do Paraíba (UFPB)

Professor adjunto do curso de Arquivologia da Universidade Federal do Paraíba (UFPB). Doutor em Ciência da Informação - UFPB. Mestre em Ciência da Informação - UFPB. Graduado em Arquivologia pela Universidade Federal da Paraíba e História  pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Alessandra Nunes de Oliveira, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Mestranda em Ciências da Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará (PPGCOM-UFPA). Graduada em Biblioteconomia  pela Universidade Federal do Pará.

Downloads

Publicado

2018-12-28

Edição

Secção

Artigos