Os Sistemas de Organização do Conhecimento e os desafios frente a geração Google

Autores

  • Ricardo Biscalchin Universidade Estadual Paulista - Unesp Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Resumo

A Ciência da Informação (CI) encontra-se no atual contexto diante de um paradoxo interessante. De um lado temos um grande boom de informações e de outro o desafio imenso que pode consolidar a CI e os Sistemas de Organização do Conhecimento (SOC) mediante esse cenário. Esse artigo busca apontar caminhos que os SOC podem tomar para fazerem frente aos buscadores da web como o Google, instrumentos amplamente utilizados e que cada vez mais levam as pessoas a questionarem os sistemas de biblioteca e o porquê de sua existência. Os buscadores da web trouxeram uma grande contribuição para a busca de informações no meio digital. Porém, estão imersos em visões de grandes corporações e limitados a estereótipos por vezes preconceituosos. Tais sistemas ainda carecem de competências que podem ser encontradas em SOC que sigam valores éticos e parâmetros de construção que busquem conhecer seus usuários e sua realidade sócio-histórica-cultural.

Palavras-chave: Organização e Representação do Conhecimento; Sistemas de Organização do Conhecimento; Vocabulários Controlados Multilíngue

Biografia Autor

Ricardo Biscalchin, Universidade Estadual Paulista - Unesp Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista (Unesp) Marília, Mestre em Ciência, Tecnologia e Sociedade e Bacharel em Biblioteconomia e Ciência da Informação na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Membro do grupo de pesquisa Organização do Conhecimento para Disseminação da Informação, atuando como pesquisador na área de Representação Temática da Informação, com foco em vocabulário controlado multilíngue pela perspectiva da garantia cultural, da Terminologia e da Interoperabilidade. Bibliotecário responsável pela Unidade Especial de Informação e Memória (UEIM) do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH-UFSCar)

Downloads

Publicado

2019-07-09

Edição

Secção

Artigos