Arquivos municipais portugueses na Web: realidade virtual?

Autores

  • Ana Margarida Dias da Silva Centro de História da Sociedade e da Cultura - Universidade de Coimbra

Resumo

Num contexto global da Sociedade de Informação em que a Internet se configura como uma ferramenta primordial de contacto e aproximação a um universo cada vez mais global de utilizadores importa perceber, num primeiro ponto, como é que os serviços de arquivo municipais fazem uso desta ferramenta no apoio às funções de acesso e difusão da informação arquivística. Paralelamente, o desenvolvimento da Web Social veio potenciar um novo conjunto de possibilidades alicerçadas no aproveitamento da inteligência coletiva. Esta realidade constitui um segundo substrato de análise, sobretudo associado à difusão da informação. Procura-se, assim, responder à pergunta: a Internet e a Web 2.0 são usadas pelos arquivos municipais portugueses para promover o acesso e a difusão da informação arquivística?

Palavras-chave: Web 2.0; Arquivos 2.0; Acesso; Difusão

Biografia Autor

Ana Margarida Dias da Silva, Centro de História da Sociedade e da Cultura - Universidade de Coimbra

Natural de Coimbra, licenciada em História, variante de História da Arte e com o Curso de Especialização em Ciências Documentais, ramo Arquivo, ambos pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, mestre em Ciências da Informação e Documentação – Área de Especialização em Arquivística (FCSH-UNL) com a dissertação "O uso da Internet e da Web 2.0 na difusão e acesso à informação arquivística: o caso dos arquivos municipais portugueses".

Tem desempenhado funções de técnica superior de arquivo desde 2004, tendo dedicado a sua actividade à elaboração de instrumentos de recuperação de informação em arquivos definitivos.

Trabalhou no Arquivo da Universidade de Coimbra, no arquivo da Confraria da Rainha Santa Isabel e no Arquivo de Botânica da Universidade de Coimbra; desde 2010 é responsável pelo arquivo da Venerável Ordem Terceira de S. Francisco (Coimbra).

No seu curriculum conta já com diversas participações em congressos nacionais e internacionais da área da Ciência da Informação e Arquivística.

Dos trabalhos publicados destaca: “Mitra Episcopal de Coimbra: descrição arquivística e inventário do fundo documental”; “O Arquivo da Família Lucena (séc. XVII-XX). Descrição Arquivística e Catálogo”; e “Inventário do Arquivo da Venerável Ordem Terceira da Penitência de S. Francisco da Cidade de Coimbra (1659-2008)”.

Downloads

Ficheiros Adicionais

Publicado

2014-08-11

Edição

Secção

Artigos