Classificação bibliográfica com o auxílio de cores para bibliotecas escolares

Autores

  • Francisco de Assis Norberto Galdino de Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Jacqueline Souza Universidade Federal de São Carlos

Resumo

Este ensaio teórico apresenta considerações sobre o auxílio de cores no processo de Classificação Bibliográfica em Bibliotecas Escolares. Expõe conceitos introdutórios sobre a Indexação e os seus tipos de linguagens (Categorial e Combinatória). Tece considerações sobre a Biblioteca Escolar e o seu importante papel na formação acadêmica dos seus utilizadores. Recapitula a discussão introdutória, enfatizando o processo de Classificação Bibliográfica (linguagem categorial) em bibliotecas escolares, sobretudo, destacando a possibilidade do uso de corres como ferramenta auxiliar no tratamento e organização da informação. Utiliza como procedimento metodológico, a pesquisa bibliográfica disponibilizada em meio impresso e digital, o qual culmina numa revisão de literatura sobre o assunto. Evidencia o método, proposto por Pinheiro (2009), sobre o processo de implantação de uma Classificação em Cores em uma biblioteca escolar brasileira. Sugere o uso de duas classificações (Cores e Números) para a organização e tratamento temático dos materiais informacionais neste tipo de biblioteca.

Palavras-chave: classificação bibliográfica; classificação com cores; biblioteca escolar.

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Publicado

2014-07-19

Como Citar

Araújo, F. de A. N. G. de, & Souza, J. (2014). Classificação bibliográfica com o auxílio de cores para bibliotecas escolares. Páginas a&b: Arquivos E Bibliotecas, (10). Obtido de https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/586

Edição

Secção

Artigos