Lideres e Liderados: o caso do sistema de bibliotecas da Universidade Federal da Bahia (SIBI/UFBA)

Autores

  • Samir Elias Kalil Lion Universidade Federal da Bahia
  • Zeny Duarte Universidade Federal da Bahia
  • Wagner Miranda Gomes Universidade Federal da Bahia
  • Adriana dos Santos Rosa Universidade Federal da Bahia

Resumo

Reflete sobre a importância da temática da liderança em unidades de informação, de modo que dissonâncias, entre os que comandam e os que são comandados, podem refletir a não utilização dos princípios de liderança por parte dos gestores de unidades de informação. Para tanto, apresenta as diferenças entre a percepção da Direção do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal da Bahia – SIBI/UFBA e seus bibliotecários-chefe, resultados de uma pesquisa que avaliou a eficiência estratégica do SIBI/UFBA a partir da percepção dos seus bibliotecários-chefe. As dissonâncias de opinião entre líderes e subordinados podem refletir problemas de liderança.Conclui-se que existem dissonâncias, ou afastamentos, de opinião entre a liderança máxima do SIBI/UFBA e sua equipe de trabalho (Direção do sistema e seus bibliotecários-chefe), indicando haver sinais de precariedade nas interações verticais e horizontais e nas relações humanas.

Palavras-chave: Unidade de Informação-Liderança, Biblioteca-Liderança, Sistema de Bibliotecas-Liderança.

Biografias Autor

Samir Elias Kalil Lion, Universidade Federal da Bahia

Doutor em Ciência da Informação pelo Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia - PPGCI/UFBA; Mestre em Administração pela Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia - NPGA/EAUFBA; pós-graduado em Relações Públicas (UNEB) e Administração (EAUFBA); graduação em Economia pela Faculdade Católica de Ciências Econômicas da Bahia (1998). Servidor da UFBA (Economista); Professor convidado do curso de especialização em Tecnologia, Inovação e Gestão do Conhecimento do Instituto de Ciência da Informação - ICI/UFBA. Atualmente pesquisa Poder Organizacional em Unidades de Informação, com enfoque sobre Liderança, Bases de Poder, Conflito Organizacional e Comunicação e informação entre os membros das Equipes de Trabalho, bem como Gestão de Bibliotecas Universitárias Públicas.

Zeny Duarte, Universidade Federal da Bahia

Professora Titular da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Pós-doutora, Universidade do Porto - Portugal, bolsa da Fundação para a Ciência e Tecnologia - FCT, Ministério da Ciência e Tecnologia e Ensino Superior - Portugal. Doutora em Letras - Ufba.Pesquisadora ? doutorado-sanduíche, Universidade Nova de Lisboa, Portugal, bolsa Capes. Com quatro Pós-Graduações, Exterior e Brasil: 1) Restauration des Photographies, Atelier de Restauration des Photographies de Paris, Musée Carnavalet - Paris / França, bolsas Capes e Vitae; 2) Arquivística Internacional, Archives Nationales de France, bolsas Capes, Vitae e Embaixada da França; 3) Arquivologia, Ufba, publicação da monografia "Catálogo cumulativo do Arquivo Fotográfico do Ipac"; 4) Documentação Científica, Universidade Federal do Rio de Janeiro / Ibict, bolsa CNPq.

Wagner Miranda Gomes, Universidade Federal da Bahia

Doutor em Ciência da Informação pelo Instituto de Ciência da Informação da universidade Federal da Bahia (ICI/UFBA). Possui Mestrado em Administração. MBA em Gestão Pública e Empresarial. Especialização em Política e Estratégia. Graduação em Administração de Empresas. Experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão Pública, Auditoria Governamental, Controladoria e Ciência da Informação. Servidor Público Federal, ocupante do Cargo efetivo de Administrador na Universidade Federal da Bahia (UFBA), lotado na Coordenadoria de Controle Interno. Foi Superintendente Administrativo da UFBA. Participou do grupo de implantação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, como Coordenador Geral de Administração. Participou da equipe de implantação da Universidade Federal do Sul da Bahia, como Diretor Geral de Administração. Atuou como Professor Universitário na União Metropolitana para o Desenvolvimento da Educação e Cultura (UNIME). Atua como professor da Faculdade Wyden/Ruy Barbosa.

Adriana dos Santos Rosa, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação do Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia - PPGCI/UFBA. Mestre em Ciência da Informação também pelo Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia. Especialista em gestão Educacional e Coordenação Pedagógica. Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação/UFBA. Participou de atividades educacionais voltadas para Assessoria Pedagógica, tem experiência nas áreas de Formação continuada para professores, Avaliação e Práticas de Gestão e de Ensino.Graduanda em Biblioteconomia e Documentação pelo Instituto de Ciência da Informação da Universidade federal da Bahia. É professora da Rede Pública Municipal de Ensino de Lauro de Freitas - Ba. Atualmente pesquisa Motivação para o trabalho em Unidades de Informação e Competência em Informação no âmbito das Políticas Públicas para a Educação.

Downloads

Publicado

2019-12-29

Edição

Secção

Artigos