Ensino com pesquisa: uma realidade nos cursos de Biblioteconomia do Estado de São Paulo?

Autores

  • Fernanda Ferreira Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) - Câmpus Itaquaquecetuba http://orcid.org/0000-0002-2197-9081
  • Asa Fujino Escola de Comunicações e Artes - Universidade de São Paulo

Resumo

Trata-se de pesquisa sobre colaboração científica entre docentes e alunos de cursos de Biblioteconomia no estado de São Paulo, com o objetivo de verificar a prática de ensino vinculado à pesquisa. Partiu-se do pressuposto que a inclusão de graduandos na pesquisa científica é fundamental para sua inserção no fluxo de produção e comunicação cientifica da área e para formação de profissionais capazes de refletirem sobre o fazer, o mundo do trabalho e o conhecimento disponível. A pesquisa tem caráter exploratório e descritivo e analisou 3164 produções bibliográficas de 116 docentes ativos em oito cursos, no período 2010-2016. Resultados confirmam o pressuposto e mostram que 88,7% das publicações de coautoria docente- graduando são oriundas de Trabalhos de conclusão de curso e projetos de Iniciação científica. Revelam também a importância do acompanhamento docente em atividades de estágios, curriculares ou extracurriculares, para reflexões sobre a prática e compartilhamento em eventos da área.

Palavras-chave: Ensino com pesquisa; Colaboração científica; Cursos de Biblioteconomia; Produção científica.

Biografias Autor

Fernanda Ferreira Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) - Câmpus Itaquaquecetuba

Bacharela em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), mestra em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (USP) e Bibliotecária no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) - Câmpus Itaquaquecetuba.

Asa Fujino, Escola de Comunicações e Artes - Universidade de São Paulo

Possui Mestrado e Doutorado em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da USP . Atualmente é coordenadora acadêmica do DINTER - Doutorado Interinstitucional em Ciência da Informação na Universidade de Rondônia (USP-UNIR), Vice lider do Grupo de Pesquisa "Informação, Governança e Cidadania", pesquisadora da Universidade de São Paulo e docente do CBD-ECA-USP e do PPGCI/USP - Programa de Pós-Graduação em Ciência da informação, da ECA-USP.

Downloads

Publicado

2019-12-29

Edição

Secção

Artigos