Rede de bibliotecas escolares: discursos sobre a importância da manutenção de recursos

Autores

Resumo

As transformações ocorridas nas últimas décadas importam para a conjuntura atual um cenário munido de inúmeras transformações que vão desde o assentamento tecnológico à sua apropriação no contexto social. Isso fez com que as tecnologias da informação e da comunicação pudessem avançar de forma expressiva e romper com as barreiras tanto físicas quanto geográficas a fim de oferecerem novas possibilidades de serviço por meio de uma atuação conjunta e interligada: as redes. Essa noção, por estar presente em toda a base da atual sociedade, se vincula ao contexto da educação, e, consequentemente, aos equipamentos de informação, como são as bibliotecas. Mediante isso, objetivou-se compreender como são estruturados os recursos humanos, físicos, financeiros e de informação para garantir a funcionalidade de uma rede de bibliotecas escolares. Metodologicamente, foi realizado um estudo qualitativo, descritivo e exploratório. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista semiestruturada aplicada à coordenadoria de uma rede de bibliotecas escolares com sede na cidade de São Paulo. O método empregado foi a Análise de Conteúdo, de Laurence Bardin. A técnica eleita para operacionalizar a aplicação desse método foi a análise de tipo temática. Houve a elaboração de um sistema categorial. As principais conclusões do estudo foram: a) atuar em rede requer insumos das mais variadas naturezas para a garantia de oferta dos produtos e serviços de informação; b) uma rede de bibliotecas escolares oportuniza o desenvolvimento equilibrado das unidades de informação vinculadas à rede.

Palavras-chave: Rede de Bibliotecas. Biblioteca Escolar. Análise de Conteúdo.

Biografias Autor

Everton da Silva Camillo, Universidade Estadual Paulista, UNESP

Mestrando em Ciência da Informação

Miriam Fernandes de Jesus, Universidade Estadual Paulista, UNESP

Mestranda em Ciência da Informação

Claudio Marcondes de Castro Filho, Universidade de São Paulo, USP

Doutor; Professor do Departamento de Educação, Informação e Comunicação

Downloads

Publicado

2019-12-29

Edição

Secção

Artigos