Bibliotecas contemporâneas: dos processos técnicos à busca por competências informacionais

Autores

Resumo

Objetiva destacar a função educativa que as bibliotecas e os bibliotecários precisam desempenhar na sociedade contemporânea tendo em vista o cenário tecnológico e informacional no qual estão inseridos. Utiliza como metodologia a pesquisa bibliográfica, pautada em revisão de literatura. Os dias atuais são marcados pelo avanço das tecnologias da informação e comunicação, consequentemente, os processos de organização, acesso e uso de informações evoluíram muito e, com isso, novos desafios se apresentam aos profissionais da informação. Ao observar os efeitos positivos e negativos do avanço tecnológico e da emissão de grandes conteúdos informacionais, fica evidente que os bibliotecários, aliando as suas consolidadas técnicas a um fazer social e humanístico, podem colaborar para a construção de indivíduos com competências informacionais, tanto para a busca e recuperação da informação como também no seu uso para criação de novos conhecimentos. Entretanto, para que as bibliotecas se tornem agentes ativos no processo de letramento informacional, muitas dificuldades ainda precisam ser vencidas.

Palavras-chave: Bibliotecas - organização da informação; Competências; Letramento informa-cional; Sociedade da Informação.

Biografias Autor

Luciana Dumer, Universidade Federal da Paraíba

Bibliotecária no Instituto Federal do Espírito Santo, mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba.

Júlio Afonso Sá de Pinho Neto, Universidade Federal da Paraíba.

Professor do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFPB)

Maria Elizabeth Baltar Carneiro de Albuquerque, Universidade Federal da Paraíba.

Professora do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFPB)

Downloads

Publicado

2020-08-03

Edição

Secção

Artigos