Conteúdo dos portais de periódicos: um estudo documental nas Universidades Federais do Estado de Minas Gerais

Autores

  • Jorge Santa Anna Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Resumo

Este artigo constitui um recorte de uma pesquisa de mestrado, cujo objetivo de investigação foi identificar e descrever os portais de periódicos existentes nas universidades federais do Estado de Minas Gerais. O corrente artigo discute o conteúdo desses ambientes: o número de periódicos, áreas de conhecimento a que estão vinculados e avaliação QUALIS dos periódicos inseridos nos portais. A pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva, de abordagem quali--quantitativa, sendo conduzida em duas etapas: a primeira consistiu de revisão de literatura, tendo em vista levantar características dos portais; a segunda envolveu a identificação e análise dos portais, através de pesquisa documental junto aos sites das universidades e, posteriormente, websites dos portais. A partir dos resultados, identificou-se a existência de portais de periódicos em cinco Universidades Federais de Minas Gerais, de Ouro Preto, de Juiz de Fora, de São João del Rei e de Triângulo Mineiro. Considerando o conteúdo dos portais, os resultados indicaram disparidade entre eles, alguns contemplando um número pequeno de periódicos e outros com um número mais elevado; os periódicos estão vinculados a diferentes áreas de conhecimento, a maioria deles possuindo avaliação QUALIS. Instituições com maior número de cursos de pós-graduação possuem maior proporção de periódicos nos estratos mais altos do QUALIS, o que pode indicar a importância desse nível de ensino para a qualidade dos periódicos.

Palavras-chave: Conteúdo dos portais de periódicos; Periódicos científicos; Periódicos científicos eletrônicos; Portais de periódicos.

Biografia Autor

Jorge Santa Anna, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Graduado em Biblioteconomia. Mestre e doutorando em Gestão e Organização do Conhecimento. Atuante no ramo da consultoria informacional, com foco em orientações, lecionamento, revisões e normalização de trabalho acadêmico-científicos. Mestrando em Gestão e Ogranização do Conhecimento.

Downloads

Publicado

2020-08-03

Edição

Secção

Artigos