Atividades de fãs e fandoms na biblioteca escolar: mediações alinhadas aos programas e atividades das diretrizes da IFLA para a biblioteca escolar

Autores

Resumo

O problema da pesquisa consiste na seguinte pergunta: como estruturar uma atividade de mediação da informação para se trabalhar com atividades de fãs e fandoms em bibliotecas escolares? Objetivou-se, assim, apresentar um modelo para a realização de atividades de fãs e fandoms em bibliotecas escolares. Para tanto, uma pesquisa exploratória, qualitativa-quantitativa e documental foi delineada. O método de pesquisa Análise de Conteúdo foi utilizado. Deste, recorreu-se a sua técnica de análise temática do conteúdo. Obteve-se como resultado um modelo para a realização de atividades de fãs e fandoms (atividade de recepção, atividade de crítica e interpretação, atividade ativista, atividade de produção cultural e atividade social) em bibliotecas escolares que foca a participação profissional multidisciplinar (bibliotecários, professores e demais profissionais da escola). Conclui que as atividades de fãs e fandoms podem ser encaradas como uma forma de comunicação mais estimulante com os estudantes. E nesse sentido foi proposto o Modelo. No entanto, para colocá-lo em prática é necessário que bibliotecários dominem habilidades engenhosas e inovadoras de mediação da informação. O reconhecimento da importância dessa ação por profissionais representa um passo significativo à geração de educação, cultura e conhecimento transformadores nos usuários da informação na ambiência escolar.

Palavras-chave: Biblioteca escolar; Cultura de convergência; Fã; Fandom; Mediação da informação.

Biografias Autor

Everton da Silva Camillo, Universidade Estadual Paulista, UNESP

Doutorando; Mestre em Ciência da Informação; Bacharel em Biblioteconomia e Ciência da Informação

Bruna Daniele de Oliveira Silva, Universidade Estadual Paulista, UNESP

Mestranda em Ciência da Informação; Bacharela em Biblioteconomia e Ciência da Informação

Downloads

Publicado

2020-08-03

Como Citar

Camillo, E. da S., & Silva, B. D. de O. (2020). Atividades de fãs e fandoms na biblioteca escolar: mediações alinhadas aos programas e atividades das diretrizes da IFLA para a biblioteca escolar. Páginas a&b: Arquivos E Bibliotecas, 184–202. Obtido de https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/6781

Edição

Secção

Artigos