Bibliotecas escolares em Cuba: retrospectiva e perspectivas (1900-2010)

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Resumo

O trabalho tem como objetivo identificar o processo de emergência, evolução e perspectivas do desenvolvimento da biblioteca escolar em Cuba. Para isso, a evolução das ações voltadas às bibliotecas escolares em períodos históricos é dividida de acordo com o desenvolvimento do país. Nesse sentido, é descrito o que ocorreu desde o início do século XX, durante o período republicano, após o triunfo da revolução (1959) e o período especial (90 anos) até 2010. O estudo é baseado na análise documental de uma revisão da literatura, coletada principalmente por revistas que não são mais publicadas. Além disso, conta com a consulta de um grupo de investigações realizadas pelo Departamento de Ciências da Informação da Faculdade de Comunicação da Universidade de Havana, inscrito na linha de pesquisa de estudos teóricos e históricos em Informação e Comunicação. Os resultados refletem as tentativas ao longo do tempo de elevar o nível de bibliotecas escolares em Cuba. Muitos desses esforços são considerados isolados, o que pode atrapalhar o fato de que nenhum grande progresso foi alcançado.

Palavras-chave: Bibliotecas escolares; Bibliotecas escolares cubanas; Biblioteconomia; Cuba.

Biografia Autor

Alejandro Medina González, Universidad de la Habana Universidad de Salamanca

Departamento de Ciencias de la Información. Faculta de Comunicación / Universidad  de La Habana.

Estudiante de doctorado / Universidad de Salamanca

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Publicado

2020-08-03

Como Citar

Medina González, A. (2020). Bibliotecas escolares em Cuba: retrospectiva e perspectivas (1900-2010). Páginas a&b: Arquivos E Bibliotecas, 203–219. Obtido de https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/6782

Edição

Secção

Artigos