Repositório institucional da Universidade Federal da Bahia: apontamentos para a construção preliminar de um instrumento de avaliação

Autores

  • Davilene Souza Santos Universidade Federal da Bahia - UFBA http://orcid.org/0000-0002-1734-7698
  • Flávia Goulart Mota Garcia Rosa Universidade Federal da Bahia - UFBA

Resumo

Este artigo busca identificar na literatura abordagens que contribuam para a construção do instrumento de avaliação para o Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia, com o objetivo de atender ao repositório e contribuir com a avaliação institucional do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Como metodologia utilizou-se a busca estratégica do termo “avaliação de repositórios” e a observação do Repositório. Os resultados evidenciam a necessidade de discussão, visto a inexistência de documentos padronizados que subsidiem a avaliação dos repositórios. Verificamos algumas iniciativas, a exemplo das Universidades Federais de Santa Catarina e do Ceará. Consideramos que os debates podem se intensificar acerca da temática, e que as iniciativas individuais tendem à construção de critérios e padrões de avaliação para os repositórios, de modo que estes possam ser utilizados como recurso para a avaliação de outros repositórios bem como a avaliação institucional como um todo.

Palavras-chave: Avaliação; Instrumento de avaliação; Repositórios institucionais; Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior.

Biografias Autor

Davilene Souza Santos, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Graduação em Biblioteconomia e Documentação pela UFBA;

Mestre em Estudos Insterdisciplinares sobre a Universidade pela UFBA;

Servidora Técnica - administrativa, lotada na Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - STI/ UFBA

Flávia Goulart Mota Garcia Rosa, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia;  Professora Associado IV da Universidade Federal da Bahia, responsável pela implantação do Repositório Institucional da UFBA, vinculada ao Programa de Pós-Graduação Estudos Interdisciplinares sobre Universidade, e Diretora da Editora Universitária da UFBA (EDUFBA) e de comunicação da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU)

Downloads

Publicado

2020-12-26

Edição

Secção

Artigos