Redes de Bibliotecas Escolares Brasileiras: contribuições no processo educativo

Autores

  • Eliana Terra Barbosa Sistema de Bibliotecas de Viva Velha / ES
  • Gleice Pereira Departamento de Biblioteconomia e Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

A pesquisa tem como foco analisar as dimensões pedagógica e organizacional das redes de bibliotecas escolares à luz da literatura em Ciência da Informação e da Educação. O projeto piloto balizador da pesquisa teve como referência a Rede de Bibliotecas Escolares do município de Vila Velha/ES que, no ano de 2013, iniciou o processo de revitalização das bibliotecas com a criação, no organograma da Secretaria de Educação, do Setor de Coordenação Geral das Bibliotecas Escolares. O referencial teórico norteador do estudo foi constituído pelas entidades Federação Internacional de Associações de Instituições Bibliotecárias e o Conselho Federal de Biblioteconomia; pelos programas Rede Nacional de Bibliotecas Públicas de Portugal, e o Programa Nacional de Redes de Bibliotecas do Chile; e pelos pesquisadores Castells (2002), Campello (2003), Castro Filho(2016), Moro e Estabel (2011). O resultado da implantação do projeto piloto no município de Vila Velha institucionalizou ações norteadoras para a gestão da rede de bibliotecas do município. Conclui-se que os desafios e metas serão superados e alcançados em curto prazo.

Palavras-chave: Biblioteca escolar; Implantação de projeto piloto; Redes de bibliotecas.

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Publicado

2020-05-20

Edição

Secção

Artigos