Literatura-serviço: a literatura infantil para a geração Alpha

Autores

  • Cassia Cordeiro Furtado Universidade Federal do Maranhão
  • Lídia Oliveira Universidade de Aveiro, Departamento de Comunicação e Arte

Resumo

As mutações ocorridas com tecnologia digital e móvel afetam o ecossistema educacional e cultural. Isto requer um olhar diferenciado para o livro, a leitura, a literatura e o leitor, e para tanto tona-se crucial ter como base a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade entre áreas que permeiam o contexto. Assim, a investigação do estágio pós-doutoral em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais, na Universidade de Aveiro, Portugal, apoia-se no paradigma pós-custodial da Ciência da Informação e nos princípios do Design da Experiência do Usuário, aplicando-os no debate sobre o comportamento e a experiência da Geração Alpha, no processo de leitura e escrita online. Apresenta-se um recorte do referencial teórico, que sustenta a pesquisa, com abordagem sobre os termos adotados para definir a literatura infantil na web. Devido a inexistência de uma unidade terminológica, evidencia-se o termo literatura-serviço, cunhado em 2018 pela pesquisadora, com o desafio de estimular o debate sobre sua pertinência e aceitabilidade.

Palavras-chave: Aplicativo TecTeca; Ciência da Informação; Design da Experiência do Usuário; Literatura-serviço

Downloads

Publicado

2020-05-20

Edição

Secção

Artigos