Ações de competência em informação voltadas para as bibliotecas escolares da rede municipal de ensino de Vila Velha – ES

Autores

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as contribuições da rede de bibliotecas escolares de Vila Velha (ES) no que se refere às ações para o desenvolvimento de competência em informação nos estudantes. Trata-se de uma pesquisa descritiva, em que se realizou uma pré-análise dos projetos desta rede de bibliotecas, selecionando-se uma amostra com seis, que abarcavam ações de competência em informação. Em seguida, foi empreendida uma análise a partir das quatro dimensões da competência em informação. Como resultados, verificou-se que os projetos apresentam aspectos referentes às dimensões técnica, estética, ética e política. Considera-se que essas ações possibilitam aos alunos da Educação Básica o acesso e uso às informações, bem como a capacidade para realizar uma análise crítica de seus conteúdos. Também podem-se oferecer subsídios para o planejamento de futuros projetos pela biblioteca supramencionada e para outras que tenham interesse pela temática.

Palavras-chave: Biblioteca escolar; Competência em informação; Rede de bibliotecas escolares; Vila Velha, Espírito Santo, Brasil.

Biografias Autor

Eliana Terra Barbosa, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduação em Biblioteconomia e Mestranda em Ciência da Informação (UFES)
Coordenadora das Bibliotecas Escolares da Rede Municipal de Ensino de Vila Velha - ES, Brasil.

Marta Leandro da Mata, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Ciência da Informação (UNESP)
Profa. do Departamento de Biblioteconomia e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (UFES)

Gleice Pereira, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Ciência da Informação (UFMG)
Profa. do Departamento de Biblioteconomia e do Programa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (UFES)

Downloads

Publicado

2020-12-26

Como Citar

Barbosa, E. T., Mata, M. L. da, & Pereira, G. (2020). Ações de competência em informação voltadas para as bibliotecas escolares da rede municipal de ensino de Vila Velha – ES. Páginas a&b: Arquivos E Bibliotecas, 112–132. Obtido de https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/8117

Edição

Secção

Artigos