Marketing Digital na Recuperação da Informação: técnicas de SEO para visibilidade de periódico científico

Autores

  • Barbara Coelho Neves Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia http://orcid.org/0000-0002-3429-7522
  • Ramon Davi Santana Universidade Federal da Bahia
  • Dulcinéia Vieira de Assunção Gomes Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Resumo

Trata do marketing digital pelo viés das técnicas de Search Engine Optimization (SEO) aplicadas ao caso do website de uma revista científica. Analisa aspectos e medidas objetivas e técnicas de SEO que promovam a alavancagem da visibilidade do site e dos seus conteúdos publicados entre os principais resultados de pesquisa em motores de busca. O método é descritivo, com abordagem qualitativa e apoio de revisão de literatura. Como resultado, o texto apresenta de forma descritiva e fundamentada uma breve análise na perspectiva do SEO on-site e on-page. Conclui-se que os websites de periódicos científicos podem se beneficiar das técnicas de SEO no contexto da recuperação da informação. A não utilização das técnicas básicas de SEO corrobora para uma potencial invisibilidade ou baixa recuperação da produção científica na Web em resultados de mecanismos de busca a nível global.

Palavras-chave: Marketing digital; Periódico científico; Recuperação da informação; Search Engine Optimization (SEO).


Biografias Autor

Barbara Coelho Neves, Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia

Dra. em Educação, Pós-Doutora e Mestre em Ciência da Informação.

Profa. Adjunto do ICI 

Profa. e Pesquisadora Permanente do  PPGE 

Profa. Colaboradora do PPGCI 

Coordenadora do Laboratório de Tecnologias Informacionais e Inclusão Sociodigital - LTI Digital

Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Avaliadora do INEP-MEC para IES. Avaliadora CAPES para área de Educação. 

Ramon Davi Santana, Universidade Federal da Bahia

MBA em Gestão Pública pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci (Uniasselvi) e Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela UFBA. Bibliotecário-Documentalista da UFBA. E-mail: ramonds@ufba.br

Dulcinéia Vieira de Assunção Gomes, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Mestranda em Ciência da Informação pelo PPGCI-UFBA. Bacharel em Enfermagem pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Enfermeira da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).

Downloads

Publicado

2020-12-26

Como Citar

Neves, B. C., Santana, R. D., & Gomes, D. V. de A. (2020). Marketing Digital na Recuperação da Informação: técnicas de SEO para visibilidade de periódico científico. Páginas a&b: Arquivos E Bibliotecas, 133–143. Obtido de https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/8191

Edição

Secção

Artigos