PROPOSTA PARA ELABORAÇÃO DE UM VOCABULÁRIO CONTROLADO EM EDUCAÇÃO DE SURDOS PARA O REPOSITÓRIO HUET-INES - BRASIL

Autores

  • Rodrigo Oliveira de Paiva Universidade Federal do Pará - UFPA / Museu Paraense Emílio Goeldi
  • Tania Chalhub Universidade Federal do Pará - UFPA / Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES
  • Alegria Benchimol Universidade Federal do Pará – UFPA

Resumo

A presente comunicação tem por objetivo relatar uma proposta para elaboração de um vocabulário controlado em educação de surdos para o Repositório Huet do Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES. O vocabulário controlado possui papel importante em um repositório, pois é uma ferramenta que consegue representar as informações contidas nos objetos digitais, permitindo as suas recuperações de forma segura, eficiente e eficaz. Para tanto, neste trabalho, como procedimentos metodológicos adotou-se a abordagem qualitativa, caracterizando-se como uma pesquisa de natureza descritiva e um estudo de caso. Os resultados indicam o quanto é relevante a existência de um vocabulário controlado sobre o tema de educação de surdos para possibilitar melhores condições de pesquisa a usuários pertencentes a minorias linguísticas que estudem, trabalhem ou convivam em comunidade com essas minorias, como no caso do Repositório Huet.

Palavras-chave: Instituto Nacional de Educação de Surdos, Brasil; Repositório Huet; Vocabulário controlado.

Biografias Autor

Rodrigo Oliveira de Paiva, Universidade Federal do Pará - UFPA / Museu Paraense Emílio Goeldi

Mestre em Ciência da Informação pelo PPGCI - UFPA. Bibliotecário graduado pela Universidade Federal do Pará. Técnico do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, lotado no Serviço de Biblioteca do Museu Paraense Emílio Goeldi. Possui interesse nos temas de Comunicação científica, Acessibilidade e Tecnologias de informação e Comunicação. Desenvolve pesquisas sobre repositórios digitais e comunidades surdas.

Tania Chalhub, Universidade Federal do Pará - UFPA / Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (1982), mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1988) e doutorado em Social Work - University of Minnesota (1995). Atualmente é professora adjunta do Instituto Nacional de Educação de Surdos e do Mestrado em Ciência da Informação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Pará (UFPA). É coordenadora do Repositório Digital Huet que tem por objetivo ampliar a acessibilidade a objetos educacionais para surdos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em tecnologias na educação de surdos e acessibilidade comunicacional atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação científica, tecnologias e acessibilidade informacional, acesso livre à informação científica em repositórios e acessibilidade.

 

Alegria Benchimol, Universidade Federal do Pará – UFPA

Doutora em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT/UFRJ- ECO ) em 2015. Mestre em Ciência da Informação, desde 2009, pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT/UFF) e Graduada em Letras (Português e Francês) pela Universidade Federal do Pará(UFPA). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Pará (PPGCI). Atua nas áreas de Comunicção Cintífica e documentação de acervos científicos.Aposentada em 2019 pelo Museu Paraense Emílio Goeldi.

 

Downloads

Publicado

2021-07-03

Como Citar

Paiva, R. O. de, Chalhub, T., & Benchimol, A. (2021). PROPOSTA PARA ELABORAÇÃO DE UM VOCABULÁRIO CONTROLADO EM EDUCAÇÃO DE SURDOS PARA O REPOSITÓRIO HUET-INES - BRASIL. Páginas a&b: Arquivos E Bibliotecas, 106–109. Obtido de https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/9426

Edição

Secção

PECHA KUCHA - CONFOA