CRIA(R)TIVIDADE TRANSDISCIPLINAR. RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA ENTRE A ILUSTRAÇÃO E A SOCIOLOGIA.

Autores

  • Susana Januário
  • Susana Lopes da Silva

Resumo

A propósito do entendimento sobre a pertinência da transversalidade na construção de
conhecimento e, sobretudo, da importância da reflexividade como dimensão necessária para a construção
conscientizante do processo de aprendizagem, procurou-se retomar uma ação pedagógica, anteriormente
experimentada, assente na articulação de duas unidades curriculares da licenciatura em Artes Visuais e
Tecnologias Artísticas da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto (Araújo, Lopes e Carvalho, 2021).
O desafio lançado pelas docentes das UCs de Ilustração e Sociologia da Arte consistiu na representação
criativa (ilustração) sob o mote alusivo à celebração dos “50 anos menos um” da revolução democrática de 25
de Abril de 1974. Tendo como inspiração os modelos de pesquisa arts-based research (Greenwood, 2019; Finley,
2005) e A/r/t/ography (Irwin, 2004; Dias, 2013), procurou-se incentivar processos de pesquisa, de
reinterpretação e de produção de significado (Belliveau, 2005), por forma a potenciar-se a inter-relação entre
o fazer criativo e a construção de conhecimento (Dias, 2013). Se o ponto de partida consistiu em potenciar-se
a premissa sociológica basilar do uso simbólico da arte (Zolberg, 1990), o processo e a respetiva
ressignificação – assente na análise qualitativa das criações criativas realizadas: ilustrações/cartazes (Sontag,
1999) – constituem os pontos de chegada que motivam esta apresentação.

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Publicado

2024-12-19

Edição

Secção

Artigos