O Boi em dois tempos. O Bumba-meu-boi em Mário de Andrade e o Bumbá de Parintins na Amazónia hoje
Resumo
Esta “conversa de Boi” articula o estudo das ideias de Mário de Andrade relativas ao Bumba-meu-Boi, formuladas nos anos 1930, à breve análise do Festival dos Bumbás de Parintins, Amazonas, nosso contemporâneo. No contexto do ensaio do autor intitulado “As danças dramáticas no Brasil”, o Bumba-meu-boi ganhou notoriedade e as ideias ambivalentes expressas a seu respeito influenciaram de modo marcante os estudos subsequentes. Discuto criticamente essas formulações e sua influência de modo a demonstrar a circularidade cultural existente entre os estudos das expressões populares (os estudos de folclore majoritariamente) e a própria dinâmica viva de tais expressões. Ao mesmo tempo, a vigorosa contemporaneidade do Bumbá de Parintins indica, ao contrário da previsão pessimista de Andrade, a grande inventividade das tradições populares.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
- Declaração de consentimento
- Declaration of Consent
- § Todos os trabalhos publicados na revista Todas as Artes são abrangidos pela Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Sob estes termos os autores conservam os seus direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, permitindo a publicação, reprodução, distribuição, exposição e armazenamento do trabalho a nível nacional e internacional e em todos os formatos, formas e meios de comunicação atualmente conhecidos ou a desenvolver no futuro, incluindo formatos impressos, eletrónicos e digitais.
- § Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- § Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.