O potencial educativo do território hipermediatizado: dos lugares do conhecimento ao conhecimento coproduzido nos lugares

Lídia Oliveira, Vania Baldi

Resumo


O artigo centra-se na reflexão sobre o potencial educacional das tecnologias com georreferenciação, realidade aumentada e respetivas aplicações de sociabilidades e conhecimentos localmente hiperconectados. Começa-se por uma abordagem do conceito de território hipermediatizado, de modo a tornar claro que o enfoque está na relação de convergência e mixagem entre dinâmicas sociais e territórios densos de significado que são desvelados tendo o mapa digital como interface e mediador. Mapa e território, material e imaterial, confluem possibilitando aos sujeitos aceder a novas informações e relações. Esta abordagem é apresentada como estratégia didático-pedagógica de trabalho com os alunos da disciplina de Projeto da Universidade de Aveiro, no seio da qual se produzem protótipos de aplicações imbuídas desta perspetiva. Neste sentido são apresentadas cinco aplicações que são o fruto deste procedimento de trabalho projetual, permitindo ao mesmo tempo dar conta do potencial pedagógico-didático e formativo ínsito na idealização e no uso destas aplicações.

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Copyright © 2005 | CIC.DIGITAL-Porto | PRISMA.COM | ISSN 1646-3153  | DOI 10.21747/16463153 | Contacto: prisma.com@letras.up.pt 

 

  

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