A utilização da internet e de social media pelos jovens: uma oportunidade para a comunicação de marketing?

Sandra Filipe, Dora Simões

Resumo


A internet e os social media apresentam-se atualmente como plataformas que, sendo facilmente acedidas por qualquer pessoa, podem potenciar às organizações um meio acessível para melhorar a comunicação com os seus clientes atuais e potenciais. Desta forma, podem ajudar a promover o conhecimento da marca, a melhorar o atendimento e a satisfação do cliente e são uma via económica para a implementação dos planos de marketing das organizações. Neste contexto, o objetivo deste estudo é avaliar o grau de utilização da internet e de social media por jovens e a potencial recetividade do marketing de social media por estes. Partindo de um estudo de caso de estudantes de diferentes cursos de uma instituição de ensino superior portuguesa, os dados foram recolhidos através da disponibilização de um questionário online e foram analisados estatisticamente. Os principais resultados mostram que os jovens dedicam diariamente várias horas a navegar na internet para realizarem várias atividades, entre as quais o uso dos social media. Neste tipo de plataformas, normalmente, seguem sem postar notícias em páginas de marcas de que gostam, considerando para si uma mais-valia a divulgação e promoção de marcas.

Texto Completo:

PDF

Apontadores

  • Não há apontadores.




Copyright © 2005 | CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória | PRISMA.COM | ISSN 1646-3153  | DOI 10.21747/16463153 | Contacto: prisma.com@letras.up.pt 

  

Lista da Revistas