O Twitter e o Jornalismo

Ana Sofia Monteiro Mota, Filipa Duarte Barbosa

Resumo


Face à emergência das novas tecnologias, o jornalismo tem encontrado novas formas de divulgar conteúdos noticiosos. Neste contexto, surge o Twitter, cada vez mais visto como uma poderosa ferramenta de partilha de informação e importante para os profissionais de comunicação. No presente trabalho tentamos compreender a importância desta rede social para o jornalismo, tendo em conta os desafios e oportunidades que proporciona, inclusive o jornalismo participativo. Abordamos ainda a forma como os jornalistas se expressam nas redes sociais, focando questões de imparcialidade e objetividade. Para tal, recorremos a entrevistas a jornalistas portugueses, inquéritos aplicados junto de estudantes portugueses entre os 18- 30 anos e uma análise da página pessoal do twitter de oito jornalistas portugueses. Através destas fontes, conseguimos perceber que o jornalismo é uma importante ferramenta para o jornalismo, incentivando a participação e discussão pública e, ainda, que, apesar de alguns comentários, todos os profissionais de comunicação são objetivos e imparciais nas suas publicações online

Texto Completo:

PDF

Apontadores

  • Não há apontadores.




Copyright © 2005 | CIC.DIGITAL-Porto | PRISMA.COM | ISSN 1646-3153  | DOI 10.21747/16463153 | Contacto: prisma.com@letras.up.pt 

 

  

Lista da Revistas