Opinião Pública Mundial: Formar ou Manipular

Milan Rados Radenovic

Resumo


A comunicação à escala planetária é hoje uma realidade. A Comunicação Política é a forma encontrada pelo Sistema Político para, através dos Meios de Comunicação de Massa, influenciar a Opinião Pública. O conceito de “Opinião Pública” é muito recente, é indissociável dos métodos quantitativos – sondagens e inquéritos – que a procuram medir, traçando conclusões que acabam por influenciar o poder político. Este trabalho explora a possibilidade da existência de uma Opinião Pública Mundial. Num mundo globalizado onde cada estado tem um poder de influência distinto, presume-se que os Estados mais fortes tenham mais capacidade de influenciar a opinião pública mundial. No entanto há uma série de condicionalismos cognitivos e políticos que interferem neste processo de comunicação. Este trabalho debate a (in)existência de uma opinião pública mundial, bem como as tentativas dos estados mais fortes de dominar a circulação da informação, visando influenciar a opinião pública internacional.

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Copyright © 2005 | CIC.DIGITAL-Porto | PRISMA.COM | ISSN 1646-3153  | DOI 10.21747/16463153 | Contacto: prisma.com@letras.up.pt 

 

  

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