Recomendações para Produção de Podcasts e Vantagens na Utilização em Ambientes Virtuais de Aprendizagem

João Batista Bottentuit Junior, Clara Pereira Coutinho

Resumo


Neste artigo começamos por equacionar a importância que assume, nos dias de hoje, o acesso à informação e, ao mesmo tempo, a necessidade crescente das pessoas preencherem o tempo gasto nas deslocações diárias de, e para o local de trabalho. Abordamos depois o conceito de podcast equacionando as suas potencialidades educativas, em especial o papel que podem desempenhar ao proporcionarem ao utilizador o acesso a modalidades de formação “móvel”, no sentido de disponível a qualquer hora e em qualquer lugar. Por último, preocupados com a qualidade dos episódios de podcast disponibilizados na web, decidimos desenvolver, com base numa revisão bibliográfica, um conjunto de recomendações a cinco níveis - gerais, introdução, conteúdo, conclusão e trabalho em grupo – que podem melhorar a qualidade da produção dos episódios nos podcasts, tornando-os mais claros e eficazes na promoção das aprendizagens.


Texto Completo:

PDF

Apontadores

  • Não há apontadores.




Copyright © 2005 | CIC.DIGITAL-Porto | PRISMA.COM | ISSN 1646-3153  | DOI 10.21747/16463153 | Contacto: prisma.com@letras.up.pt 

 

  

Lista da Revistas