“Ele vai negar tudo”:

O estudo interacional de uma estória de violência doméstica contra a mulher narrada em entrevista de pré-mediação familiar judicial

Authors

  • Paulo Cortes Gago Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Maria do Carmo Leite de Oliveira Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Áida Silva Penna Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Maria de Lourdes Pereira Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Vanderlei Andrade de Paula Universidade Federal do Rio de Janeiro

Abstract

In this article, we study the narrative of a woman, allegedly the victim of gender-based violence, produced spontaneously in a legal family pre-mediation interview, in a child custody lawsuit. In a qualitative research work, in light of the theoretical-methodological framework of Conversation Analysis, we analyzed moments of this narrative as sequential objects, arranged in turns of talk-in-interaction. We describe the types of violence narrated, the way they occurred, and the actions of the social actors involved. Furthermore, we relate the narrative episodes that make up the plot to the `Maria da Penha' Law and the cycle of violence. The results point to a complex network of personal and institutional relationships that deal with violence against women, in which everyone is an actor, whether in combat or in the perpetuation of the cycle of violence. We relate the micro-interactional results to macro-social and public policy issues.

Author Biographies

Paulo Cortes Gago, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Paulo Cortes Gago é professor titular em Letras Anglo-Germânicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e trabalha com o ensino de Alemão como Língua Estrangeira (DaF) na graduação. Atua no Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, desenvolvendo pesquisa na área de Linguagem e Interação, como foco nas práticas profissionais em contextos institucionais, e ênfase na intervenção de terceiras partes em situações de conflito, especialmente a mediação. Seus interesses situam-se nas áreas de Interação, Sociologia, Antropologia, Ética em pesquisa e Metodologia de pesquisa. Foi coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da Universidade Federal de Juiz de Fora entre 2012 e 2015. Participa como parecerista em comissões editoriais de revistas e consultor ad hoc de agências de fomento à pesquisa.

Maria do Carmo Leite de Oliveira, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

possui graduação em Português e Literaturas de Língua Portuguesa Licenciatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1970) , mestrado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1973) , doutorado em Linguística Aplicada ao Português pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992) e pos-doutorado pela Universidade de Lisboa (2005) . Atualmente é Professora Adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, orientando dissertações e teses e atuando como professora convidada em disciplinas de pós-graduação stricto sensu no Departamento de Letras e lato sensu no Institudo de Administração e Gerência - IAG da PUC-Rio. Participa de equipes de consultoria a empresas sobre comunicação nas organizações e atua como professora em cursos de especialização, em disciplinas voltadas para a comunicação interpessoal, intercultural, comunicação oral e escrita, atendimento a cliente, etc. Atua na área de Linguística Aplicada, e Análise do Discurso, sendo seus interesses de pesquisa a interação em contextos institucionais; a linguagem e as práticas profissionais, nos cenários empresarial, educacional, jurídico, político e da mídia; a comunicação nas organizações pós-burocráticas, face, identidade e (in)polidez em interações face a face e mediada pela tecnologia; o trabalho no mundo globalizado e as práticas de atendimento; competência interpessoal e (in) sucesso profissional.

Áida Silva Penna, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Atualmente é aluna de doutorado do Programa Interdisciplinar em Linguística Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É Mestre (2016) em Estudos Linguísticos na linha de pesquisa Linguística Aplicada na Universidade Federal de Viçosa. Possui graduação em Letras (Português Inglês) pela Universidade Federal de Viçosa (2012). Foi professora de Língua Inglesa no Curso de Extensão em Língua Inglesa (CELIN) na Universidade Federal de Viçosa. Foi professora de inglês e coordenadora do projeto "Inglês por nível de conhecimento" atuando no Ensino Fundamental e Médio no Colégio Ágora. Foi professora de inglês na Escola Técnica de Viçosa. Foi monitora nível I da Universidade Federal de Viçosa do Projeto de Extensão Universitária (Proext) atuando como professora de Inglês do Ensino Fundamental no Núcleo de Educação de Adultos (Nead). Foi Bolsista de Iniciação Científica pela FAPEMIG, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem, escola pública, língua portuguesa.

Maria de Lourdes Pereira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestranda do Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PIPGLA), na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e licenciada em Letras: Português-Espanhol pela UFRJ. Integra o grupo de pesquisa Interações em Contextos Institucionais (ICI), onde investiga a intervenção de terceiras partes em conflito. Ensina Espanhol como Língua Estrangeira e Língua Portuguesa.

Vanderlei Andrade de Paula, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestrando no Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PIPGLA), na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e licenciado em Letras: Português-Espanhol pela mesma universidade. Integrante do grupo de pesquisa Interações em Contextos Institucionais (ICI), onde estuda fenômenos interacionais que ocorrem no ambiente da mediação judicial familiar. Tem experiência no ensino de Espanhol como Língua Estrangeira e em práticas de tradução para dublagens.

Downloads

Published

03.01.2022

How to Cite

Gago, P. C., de Oliveira, M. do C. L., Penna, Áida S., Pereira, M. de L., & de Paula, V. A. (2022). “Ele vai negar tudo”:: O estudo interacional de uma estória de violência doméstica contra a mulher narrada em entrevista de pré-mediação familiar judicial. Language and Law / Linguagem E Direito, 8(2). Retrieved from https://ojs.letras.up.pt/index.php/LLLD/article/view/8710