Arte, Ciência e Filosofia na Renascença Italiana. Em torno das teorias da arte de Leon Battista Alberti e de Leonardo da Vinci

Autores

  • Sílvia Bento Instituto de Filosofia da Faculdade de Letras da Univbersidade do Porto

DOI:

https://doi.org/10.21747/721

Resumo

Abstract

This paper aims at discussing the relations between art, science and philosophy in the context of the Italian Renaissance. By analysing the writings of Leon Battista Alberti (De Pictura and De Re Aedificatoria)  and Leonardo da Vinci (Trattato della Pittura), we attempt to examine and evaluate the proclaimed scientific status of the arti del disegno. Accordingly we consider and analyse several notions and conceptions that could be understood as the theoretical basis of the sustained scientific dignity of the visual arts: the notion of rational/mathematical beauty (the concinnitas – Alberti); the rule of proportion as metaphysical and practical/artistic principle; the perspective as the scientific basis of the pictorial practice; the observation of nature as an artistic exigency (painting as natural philosophy – Leonardo da Vinci).

Keywords: Art; science; philosophy.
Authors:
Leon Battista Alberti; Leonardo da Vinci.

Resumo

O presente artigo apresenta como propósito pensar as relações entre arte, ciência e filosofia no contexto da Renascença Italiana. Partindo da análise dos escritos de Leon Battista Alberti (De Pictura e De Re Aedificatoria)  e de Leonardo da Vinci (Trattato della Pittura), pretender-se-á examinar e avaliar o proclamado estatuto científico das arti del disegno. Neste sentido, procurar-se-á considerar e analisar noções e conceções que poderão ser compreendidas como o fundamento teórico da sustentada dignidade científicadas artes visuais: a noção de beleza racional/matemática (a concinnitas – Alberti); o primado da proporção como princípio duplamente metafísico e prático/artístico; a pers- petiva como fundamento cientifico da prática pictórica; a postulação de exigência da observação da natureza por parte do artista (a afirmação da pintura como filosofia natu- ral – Leonardo da Vinci).

Palavras-chave: Arte; ciência; filosofia.
Autores:
Leon Battista Alberti; Leonardo da Vinci.

 

DOI: http://dx.doi.org/10.21747/21836892/fil31a2

Downloads

Publicado

2015-10-29

Edição

Secção

Estudos