VIVÊNCIAS PRÁTICAS NO LABORATÓRIO DE ACESSIBILIDADE INFORMACIONAL E INCLUSÃO DA BIBLIOTECA CENTRAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

desafios da acessibilidade para deficientes visuais a partir da exposição Moradores da Floresta

Autores

Palavras-chave:

Acessibilidade informacional, Audiodescrição, Pessoa com deficiência

Resumo

Este relato de experiência aborda as vivências da equipe da Biblioteca Central da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) no Laboratório de Acessibilidade Informacional e Inclusão (LAII) frente aos desafios da acessibilidade informacional para deficientes visuais, com foco na exposição Moradores da Floresta. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva, que discute os resultados à luz da produção acadêmica em Ciência da Informação e Biblioteconomia. Utilizou-se pesquisa bibliográfica para compreender as melhores práticas em audiodescrição, descrevendo etapas realizadas. As palavras-chave audiodescrição, acessibilidade e imagem nortearam o levantamento de diretrizes e metodologias. A pesquisa conclui destacando a relevância da acessibilidade informacional para a inclusão, demonstrando como o LAII utiliza a audiodescrição para tornar a informação visual acessível, compartilhando práticas importantes para a promoção da igualdade de acesso à informação.

Biografias Autor

Rosa da Penha Ferreira da Costa, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Doutora em Ciência da Informação (Dinter Unb/UFES - 2012-2016). Possui Mestrado em Artes pela Universidade Federal do Espírito Santo (2012), graduação em Biblioteconomia (1990), em Artes Plásticas (1995) e em Arquivologia (2006). Atualmente é professora adjunto 4 do Departamento de Arquivologia, da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Ciência da Informação e em Arquivologia, atuando principalmente nos seguintes temas: fotografia, memória, cidade, preservação de documentos, arquivos universitários, arquivos públicos, política arquivística, arquivos de processo de criação, patrimônio histórico, artístico e cultural. Coordenadora do Mestrado em Ciência da Informação 12/2018 - 08/2022 (PPGCI/UFES); Coordenadora do Núcleo de Pesquisa 'Tabularium - Políticas de Arquivos: Observatório no Estado do Espírito Santo'; Coordenadora do Laboratório de Ensino 2, do Curso de Arquivologia. Membro da Comissão Central de Avaliação de Documentos (CCAD) da UFES; Presidente do Núcleo Docente Estruturante (NDE).

Luiz Carlos da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2020), Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013) e Graduado em Arquivologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2006). Professor Adjunto e Coordenador do Departamento de Arquivologia da UFES e Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFES. Participa do grupo de pesquisa denominado Tabularium atuando como vice coordenador. Coordena o Núcleo de Preservação da Informação (NUPI) instalado no Laboratório de Preservação e Pesquisa de Documentos Arquivísticos e Bibliográficos - LPPDAB. Pesquisa os temas: memória institucional; patrimônio documental; preservação, conservação e restauração de documentos; políticas públicas em Arquivologia, funções arquivísticas, políticas de informação, informação e memória e Ciência da Informação.

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Publicado

2024-12-27

Como Citar

Medina, F. M., Costa, R. da P. F. da, & Silva, L. C. da. (2024). VIVÊNCIAS PRÁTICAS NO LABORATÓRIO DE ACESSIBILIDADE INFORMACIONAL E INCLUSÃO DA BIBLIOTECA CENTRAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO: desafios da acessibilidade para deficientes visuais a partir da exposição Moradores da Floresta. Páginas a&b: Arquivos E Bibliotecas, 185–198. Obtido de https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/14514

Edição

Secção

Artigos