VIVÊNCIAS PRÁTICAS NO LABORATÓRIO DE ACESSIBILIDADE INFORMACIONAL E INCLUSÃO DA BIBLIOTECA CENTRAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
desafios da acessibilidade para deficientes visuais a partir da exposição Moradores da Floresta
Palavras-chave:
Acessibilidade informacional, Audiodescrição, Pessoa com deficiênciaResumo
Este relato de experiência aborda as vivências da equipe da Biblioteca Central da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) no Laboratório de Acessibilidade Informacional e Inclusão (LAII) frente aos desafios da acessibilidade informacional para deficientes visuais, com foco na exposição Moradores da Floresta. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva, que discute os resultados à luz da produção acadêmica em Ciência da Informação e Biblioteconomia. Utilizou-se pesquisa bibliográfica para compreender as melhores práticas em audiodescrição, descrevendo etapas realizadas. As palavras-chave audiodescrição, acessibilidade e imagem nortearam o levantamento de diretrizes e metodologias. A pesquisa conclui destacando a relevância da acessibilidade informacional para a inclusão, demonstrando como o LAII utiliza a audiodescrição para tornar a informação visual acessível, compartilhando práticas importantes para a promoção da igualdade de acesso à informação.
Referências
ALVES, Soraya Ferreira 2023 Audiodescrição integrada de fotografias de álbum de família: Narrativas do Bairro Belenzinho em São Paulo. Tradução em Revista. [Em linha]. 34:1 (2023). [Consult. 4 ago. 2023]. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/62841/62841.
ALVES, Soraya Ferreira; VIGATA, Helena Santiago; SANTOS, Priscylla Fernandes dos 2021 Particularidades e desafios da audiodescrição de textos audiovisuais multilíngues. In Tradução e acessibilidade: métodos, técnicas e aplicações. Org. S. F. Alves, H. S. Vigata. Brasília: Editora UNB. 2021.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS 2016 NBR 16.452: Acessibilidade na comunicação: audiodescrição. Rio de Janeiro, ABNT, 2016.
BEATTIE, Geoffrey, ELLIS, Andrew W. 2017 The Psychology of Language and Communication. New York: Routledge, 2017.
BRASIL. Leis, decretos, etc. 2015 Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Dispõe sobre a Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). [Em linha]. Diário Oficial da União. (7 jul. 2015) [Consult. 4 ago. 2023]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm.
BRASIL. Ministério da Cultura. Secretaria de Audiovisual 2016 Guia para produções audiovisuais acessíveis. Brasília, DF: M.C., 2016.
CARNEIRO, B. C. S. 2015 Repensando o roteiro de audiodescrição para o público com deficiência intelectual. [Em linha]. Salvador: 2015. [Consult. 4 ago. 2023]. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27228. Dissertação de Mestrado - Universidade Federal da Bahia.
DALTRO, Mônica Ramos; FARIA, Anna Amélia de 2019 Relato de experiência: uma narrativa científica na pós-modernidade. Estudos e pesquisas em Psicologia. [Em linha]. 19:1 jan. 2019) 223-237. [Consult. 4 ago. 2023]. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-42812019000100013&lng=pt&nrm=iso.
FELLOWES, J. 2023 Open Book. [Em linha]. 2023. [Consult. 4 ago. 2023]. Disponível em: http://www.associadosdainclusao.com.br/enades2016/sites/all/themes/berry/documentos/15-espectro-autistico-legendas-e-audio-descricao-por-judith-fellowes-traducao-de-tereza-r-gomes.pdf.
FRANCO, Eliana P. C.; ARAÚJO, Vera L. S. 2011 Questões terminológico-conceituais no campo da tradução audiovisual (TAV). Tradução em Revista. [Em linha]. 11:2 (2011) 1-23, 2011. [Consult. 4 ago. 2023]. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/18884/18884.PDFXXvmi=.
FREEDOM SCIENTIFIC 2007 Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Revista Katálysis. [Em linha]. 10:10 (2007) 37-45. [Consult. 15 jan. 2023]. Disponível em: https://www.freedomscientific.com/products/software/openbook/.
HOLLAND, A. 2009 Audio description in the theatre and the visual arts: Images into words. In DÍAZ CINTAS, J.; ANDERMAN, G. - Audiovisual translation: Language transfer on screen. Basingstoke; New York: Palgrave Macmillan, 2009, p. 170-185.
LIMA, Francisco J.; GUEDES, Lívia C.; GUEDES, Marcelo C. 2013 Áudio-descrição:orientações para uma prática sem barreiras atitudinais. [Em linha]. São Paulo: APABB, 2013. [Consult. 4 ago. 2023]. Disponível em: http://www.apabb.org.br/admin/files/Artigos/rbtv.pdf.
MOTTA, Lívia Maria Villela de Mello; ROMEU FILHO, Paulo, org. 2010 Audiodescrição: imagens coloridas em palavras. São Paulo: Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, 2010.
MOTTA, Lívia Maria Villela de Mello; ROMEU FILHO, Paulo, org. 2010 Audiodescrição: transformando imagens em palavras. [Em linha]. São Paulo: Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, 2010. [Consult. 4 ago. 2023]. Disponível em: http://www.vercompalavras.com.br/download/audiodescricao-transformando-imagens-empalavras.pdf.
MOURA, Jeani Delgado Paschoal; TORRES, Eloiza Cristiane 2007 Audiodescrição de fotografias para o estudo da paisagem por pessoas com deficiência visual: uma contribuição na formação de professores. Revista de Ensino de Geografia. [Em linha]. 7:12 (jan./jun. 2016) 61-74. [Consult. 4 ago. 2023]. Disponível em: http://www.revistaensinogeografia.ig.ufu.br/N12/Art-5-Revista-Ensino-Geografia-v7-n12-Moura-Torres.pdf.
NAVES, Sylvia Bahiense [et al.], org. 2016 Guia para produções audiovisuais acessíveis. [Em linha]. Brasília: Ministério da Cultura, 2016. [Consult. 4 ago. 2023]. Disponível em: https://matavunesp.files.wordpress.com/2016/10/guiaparaproducoesaudiovisuaisacessiveis2016.pdf.
OLIVEIRA, Georgia Tath Lima de; MORAES, Ana Cristina de 2023 A Audiodescrição (AD) na formação estética de futuros(as) pedagogos(as). Revista Linguagem em Foco. [Em linha]. 15:2 (2023) 47-65. [Consult. 4 ago. 2023]. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/10598.10.46230/2674-8266-15-10598.
SANTOS, Silas Nascimento dos; CAVALCANTE, Ticia Cassiany Ferro 2020 Audiodescrição: Um olhar para a aprendizagem dos estudantes com deficiência visual. Educação: Teoria e Prática. [Em linha]. 30:63 (2020). [Consult. 4 ago. 2023]. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/13840/11915.
REILY, L. 2011 Escola inclusiva: linguagem e mediação. 4ª ed. Campinas-SP: Papirus Editora, 2011.
SILVA, Giordio Gilwan da 2011 Diretrizes de acessibilidade para deficientes visuais na programação da TV digital interativa: contribuições. Florianópolis, 2011. Dissertação de Mestrado em Engenharia e Gestão do Conhecimento - Universidade Federal de Santa Catarina.
SOUZA, Osvaldo de; TABOSA, Hamilton Rodrigues 2018 Estudo sobre a contribuição da Ciência da Informação em pesquisas sobre Tecnologias Assistivas. Comununicação e Informação. [Em linha]. 21:1 (jan./maio 2018) 70-88. [[Consult. 4 ago. 2023]. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/45987/25667
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO 2023 Exposição Moradores da Floresta. [Em linha]. Espírito Santo: UFES, 2023. [Consult. 4 ago. 2023]. Disponível em: https://biblioteca.ufes.br/conteudo/exposicao-moradores-da-floresta-0.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.