BIBLIOTECAS PÚBLICAS PORTUGUESAS 2.0: resultados de um estudo

Autores

  • Cláudia Raquel Lima ID + (Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura)
  • Viviana Fernández Marcial Universidade de A Coruña
  • Heitor Alvelos Universidade do Porto / ID+ (Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura)

Resumo

No presente artigo, é apresentado um estudo da utilização de tecnologias web 2.0 pelas bibliotecas públicas portuguesas1. Para o efeito, foi feita uma prospeção estruturante à escala nacional que consistiu, numa primeira fase, realizada em 2012, na identificação de plataformas web utilizadas pelas bibliotecas públicas através do método de observação direta; e, numa segunda fase, em 2013, na realização de um inquérito enviado para todas as bibliotecas públicas portuguesas identificadas no portal da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB). Este estudo, faseado em dois momentos distintos, permitiu identificar plataformas web utilizadas, designadamente tecnologias web 2.0, e ações de comunicação desenvolvidas neste contexto, analisar a evolução da utilização destas plataformas registada entre 2012 e 2013, identificar os principais fatores que determinam a utilização ou não utilização de um conjunto de tecnologias web 2.0, bem como vantagens e desvantagens sentidas na sua utilização.

Palavras-chave: Biblioteca 2.0; Biblioteca pública portuguesa; Investigação empírica

Biografia Autor

Cláudia Raquel Lima, ID + (Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura)

Doutoranda no Programa Doutoral UTAustin-Portugal em Media Digitais, desde o ano lectivo 2010/2011

Investigadora no ID + (Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura)


Professora Auxiliar na Univ. Lusófona do Porto - Curso de Design de Comunicação

Downloads

Publicado

2016-01-06

Como Citar

Lima, C. R., Marcial, V. F., & Alvelos, H. (2016). BIBLIOTECAS PÚBLICAS PORTUGUESAS 2.0: resultados de um estudo. Páginas a&b: Arquivos E Bibliotecas, 77–101. Obtido de https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/999

Edição

Secção

Artigos