O FILÉ: arte e cultura no Pontal da Barra em Maceió (Brasil) e em Margaride (Felgueiras – Portugal): coleta de informação e preservação da memória
Résumé
Ressaltar a importância do bordado filé como artesanato local, fonte de renda e atração turística para a sociedade alagoana e, especialmente, para a comunidade que reside e sobrevive desse bordado, esta pesquisa tem como objetivo geral preservar a memória do bordado filé, no Pontal da Barra, em Maceió – Brasil e em Margaride, Felgueiras – Portugal. Como objetivos específicos, propomos identificar informações documentais em meio impresso e digital; depoimentos de artesãos que bordam o filé nestas localidades com a finalidade de construir uma base de dados sobre esse bordado; elaborar um documentário e/ou uma publicação impressa sobre bordado filé. Dessa forma, contribuir para registrar e preservar informações sobre essa arte realizada no Pontal da Barra/Maceió e em Margaride/Felgueiras.
Palavras-chave: Bordado; Filé; Pontal da Barra (Maceió); Margaride (Felgueiras)
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Les auteurs sont autorisés à signer des contrats supplémentaires séparément pour la distribution non exclusive de la version de leur travail publiée dans ce journal (par exemple, publication dans un dépôt institutionnel ou en tant que chapitre de livre), avec mention de la paternité de l'œuvre et de la publication initiale dans ce journal.
