A economia criativa e a geração millennials no contexto da indústria cinematográfica das histórias em quadrinhos
Um estudo empírico
Resumo
Esta investigação teve como objetivo conhecer a indústria cinematográfica de histórias em quadrinhos nos aspectos da economia criativa focada nos movimentos sociais e culturais, bem como a percepção da geração millenials por se tratar da geração que acompanhou melhor essa transição das folhas das histórias em quadrinhos para as telas do cinema. A investigação é de características exploratória e descritiva, com base em levantamento bibliográfico, documental e pesquisa de campo. O instrumento de pesquisa de campo, aplicado em 50 (cinquenta) pessoas da geração millenials, foi organizado e estruturado para mensurar o perfil dos participantes, bem como contextualizar os paradigmas condicionantes das variáveis da Economia Criativa e os indicadores da geração millennials. Por fim, conclui, que essa nova cultura de transformar as páginas das histórias de quadrinhos em adaptações cinematográficas é um nicho mercado que exigirá uma grande demanda da indústria do entretenimento nas próximas décadas, para continuar fazendo história no cinema e conseguindo recordes em bilheterias e públicos.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
A PRISMA.COM fornece acesso livre, imediato e gratuito ao conteúdo das suas publicações no sentido de apoiar o compartilhamento global de conhecimento, sendo as suas edições publicadas sob a licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0).
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).