Negacionismo Científico
análise da repercussão no Twitter acerca da vacina do COVID-19
Resumo
Em 31 de agosto de 2020, o presidente da República do Brasil, Jair Bolsonaro (sem partido), declarou à imprensa que o governo não poderia obrigar os cidadãos a tomarem eventual vacina de imunização ao COVID-19. A fala gerou grande repercussão na imprensa e nas redes. O artigo busca analisar, por meio de Análise de Conteúdo (Bardin, 2011), como foi a reverberação dessa fala no Twitter e de que modo ela se atrelou a aspectos de negacionismo científico. A coleta do corpus se deu por meio de softwares que elencaram os posts de maior impacto na rede nos dias subsequentes à declaração Discute-se, portanto, a fragilidade do campo social da ciência e o modo como a comunicação política está inserida num debate maximizado por uma sociedade midiatizada, onde informações e conteúdos passam por novos circuitos de sociabilidade
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
A PRISMA.COM fornece acesso livre, imediato e gratuito ao conteúdo das suas publicações no sentido de apoiar o compartilhamento global de conhecimento, sendo as suas edições publicadas sob a licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0).
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).