As tecnologias digitais e o ensino de ciência
desafios curriculares
Resumo
Este artigo versa a respeito do cenário atual, de mudanças e anseios por uma nova educação, na necessidade do desenvolvimento da cultura científica e tecnológica nas instituições de ensino. O objetivo dessa pesquisa reside na perspectiva de construir momentos de reflexão na formação científica e tecnológica do professor. Quanto aos objetivos, pesquisa é explicativa, quanto aos procedimentos, bibliográfica e documental, de abordagem qualitativa, em um método indutivo de investigação. A escrita constrói um percurso de apropriação da cultura digital, tendo a proposta curricular de alguns documentos curriculares, na perspectiva do letramento científico. Para tanto, a análise epistemológica se fundamenta em Vigotski (2010), Piaget (2014), Moran (2013) (2015) (2019), Saviani 1999), Libâneo (2013) (2001), Santos (2007), Lemos (2003), Santaella (2013), dentre outros.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
A PRISMA.COM fornece acesso livre, imediato e gratuito ao conteúdo das suas publicações no sentido de apoiar o compartilhamento global de conhecimento, sendo as suas edições publicadas sob a licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0).
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).