Política de Comunicação no âmbito Bibliométrico: cultivo de impasses, potencialidades e desafios

Autores

  • Marcelo Calderari Miguel Universidade de Federal do Espírito Santo - Ufes, Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), Campus Goiabeiras, Vitória, ES 29075-910.
  • Luiz Carlos da Silva Universidade Federal do Espírito Santo. Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910 https://arquivologia.ufes.br/luiz-carlos-da-silva

Resumo

A Política de Comunicação é considerada um elemento essencial em negócios e estratégias. Nessa via, situando uma revisão bibliográfica averigua-se como a literatura científica sobre o Política de Comunicação se internaliza-se na âmbito da Ciência da Informação. Apresenta-se indicadores bibliométricos para a tema Política de Comunicação diante a Base de Dados Referencial de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (Brapci). O estudo exploratório, situa uma análise quali-quantitativa e usa preceitos e bibliométricos para avaliar a produtividade de comunidades científicas ou a efetividade/impacto de uma memória na ciência. O diagnóstico localiza 152 artigos indexados, dos quais 118 se enquadram nos parâmetros estabelecidos no recorte amostral. O estudo evidência os principais pesquisadores, períodos de produtividade e veículos de publicação da temática. Na conclusão cita-se que a Política de Comunicação é um imprescindível construto da Ciência da Informação, uma vez que, através da interdisciplinaridade, a expansão das concepções que estão além do que das práticas organizacionais aprimoram cada vez mais o olhar crítico à mediação informacional no contexto universidade-sociedade-inovação.

Biografias Autor

Marcelo Calderari Miguel, Universidade de Federal do Espírito Santo - Ufes, Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), Campus Goiabeiras, Vitória, ES 29075-910.

Bibliotecário e Administrador pela Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes. Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFES) - Linha 2 - Memória, Representação e Informação; Especialista em Educação Científica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) | Membro do Grupo de Pesquisa (CNPq - DGP Reg. Nº: 8448/2017) Tabularium - Políticas de Arquivos: Observatório no Estado do Espírito Santo; desenvolvendo estudos empíricos e teóricos quanto à política, gestão, memória, patrimônio e preservação de documentos arquivísticos no Estado do Espírito Santo, nos variados suportes, nos arquivos públicos e privados.

Luiz Carlos da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo. Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910 https://arquivologia.ufes.br/luiz-carlos-da-silva

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2020), Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013) e Graduado em Arquivologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2006). Professor Adjunto e Coordenador do Departamento de Arquivologia da UFES e Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFES. Participa do grupo de pesquisa denominado Tabularium atuando como vice coordenador. Coordena o Núcleo de Preservação da Informação (NUPI) instalado no Laboratório de Preservação e Pesquisa de Documentos Arquivísticos e Bibliográficos - LPPDAB. Pesquisa os temas: memória institucional; patrimônio documental; preservação, conservação e restauração de documentos; políticas públicas em Arquivologia, funções arquivísticas, políticas de informação, informação e memória e Ciência da Informação.

 http://lattes.cnpq.br/2553964864422495 luizarquivologia@gmail.com 

Graduado em Arquivologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2006) e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013), doutor em Ciência da Informação (2019), UFMG. E-mail: luizarquivologia@gmail.com

 Luiz Carlos da Silva

Downloads

Publicado

2022-12-02

Edição

Secção

Artigos