Business intelligence na educação superior: Oportunidades e Desafios

Autores

  • Isaias Scalabrin Bianchi Federal University of Santa Catarina
  • Juliana de Bona Garcia Vendrúscolo

Resumo

A necessidade de consolidar a informação extraída a partir de diversas fontes de dados é comum na maioria das organizações, o que promoveu os sistemas de business intelligence (BI) e dashboards a uma posição de destaque. Entretanto, há poucos estudos sobre a aplicação de BI e dashboards na educação superior. Este estudo é uma revisão sistemática da literatura sobre as pesquisas de BI e aplicação de dashboards em instituições de educação superior.  A busca foi realizada nas bases de dados Scopus e Web of Science. Em primeiro lugar, os resultados deste estudo foram a identificação de vinte e um tópicos de pesquisa da aplicação de BI em instituições de educação superior, sendo os principais tópicos: Learning analytics, Acadêmico/Ensino, Pesquisa e desenvolvimento, Financeiro e Biblioteca. Em segundo lugar, identificou-se seis tipos de artefatos relacionados a BI: modelo, framework ou metodologia; arquitetura; modelo dimensional do DW; indicadores; dashboard; Protótipo ou sistema e Ferramentas.   Os artefatos auxiliam resolver problemas organizacionais em universidades. Este estudo traz contribuições para a área de políticas de educação superior com a identificação de gaps na literatura em que futuras pesquisas merecem maior e menos atenção e tem potencial de serem exploradas.

Downloads

Publicado

2024-10-10

Como Citar

Scalabrin Bianchi, I., & de Bona Garcia Vendrúscolo, J. (2024). Business intelligence na educação superior: Oportunidades e Desafios. PRISMA.COM, (50), 83–110. Obtido de https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/11704

Edição

Secção

Artigos