Knowledge Organization System and Post-Disciplinarity
Climate Change and COVID-19 in the context of the 2030 Agenda
Resumo
O estudo foi inspirado nas abordagens teóricas de Beghtol, Buckland, Kleinberg e Hjørland para discutir a representação do conhecimento sobre Mudanças Climáticas e COVID-19 no contexto da Agenda 2030. Esta pesquisa exploratória foi baseada em métodos bibliométricos por meio das ferramentas VOSviewer e CitNetexplorer para analisar os termos Climate Change e COVID-19, nas bases de dados Scopus, Web of Science e Dimensions, no período 2019-2020. As abordagens 7 e 8 da análise de domínios foram utilizadas para discutir o conhecimento da disciplinaridade e identificar a emergência de domínios. Dados coletados do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Brasil, na Plataforma Lattes e Diretório de Grupos de Pesquisa, foram adicionados para fins de análise. A conclusão apontou que Mudanças Climáticas e COVID-19 podem ser considerados domínios emergentes, sugerindo um possível modelo pós-disciplinar. A Agenda 2030 reforça a importância da cooperação internacional e o compromisso de trocar informações sobre comunidades científicas e outras comunidades que discutem soluções sustentáveis para problemas globais como Mudanças Climáticas e COVID-19.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
A PRISMA.COM fornece acesso livre, imediato e gratuito ao conteúdo das suas publicações no sentido de apoiar o compartilhamento global de conhecimento, sendo as suas edições publicadas sob a licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0).
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).