Knowledge Organization System and Post-Disciplinarity

Climate Change and COVID-19 in the context of the 2030 Agenda

Autores

  • Marcos Gonçalves Ramos Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT),  Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Priscila Ramos Carvalho PPGCI IBICT/ECO-UFRJ http://orcid.org/0000-0003-3042-1669
  • Rosali Fernandez de Souza Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Resumo

O estudo foi inspirado nas abordagens teóricas de Beghtol, Buckland, Kleinberg e Hjørland para discutir a representação do conhecimento sobre Mudanças Climáticas e COVID-19 no contexto da Agenda 2030. Esta pesquisa exploratória foi baseada em métodos bibliométricos por meio das ferramentas VOSviewer e CitNetexplorer para analisar os termos Climate Change e COVID-19, nas bases de dados Scopus, Web of Science e Dimensions, no período 2019-2020. As abordagens 7 e 8 da análise de domínios foram utilizadas para discutir o conhecimento da disciplinaridade e identificar a emergência de domínios. Dados coletados do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Brasil, na Plataforma Lattes e Diretório de Grupos de Pesquisa, foram adicionados para fins de análise. A conclusão apontou que Mudanças Climáticas e COVID-19 podem ser considerados domínios emergentes, sugerindo um possível modelo pós-disciplinar. A Agenda 2030 reforça a importância da cooperação internacional e o compromisso de trocar informações sobre comunidades científicas e outras comunidades que discutem soluções sustentáveis para problemas globais como Mudanças Climáticas e COVID-19.

Biografias Autor

Marcos Gonçalves Ramos, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT),  Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Possui graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica (1986) e mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Científica e jornalismo científico. Criação e desenvolvimento de roteiros históricos, artísticos e culturais na Europa, Unidos e Canada. MBA em Gestão de Serviços com ênfase em turismo e hotelaria pela universidade federal fluminense programa de pós-graduação em turismo. Desenvolve estudos sobre redes de informação, impacto de ciência e tecnologia, turismo e sustentabilidade. Doutorando em ciência da informação com pesquisa com ênfase nas áreas de história da ciência, sociedade da informação e do conhecimento e sistemas de mediação de produtos e serviços de informação em rede.

Priscila Ramos Carvalho, PPGCI IBICT/ECO-UFRJ

Doutoranda em Ciência da Informação do PPGCI no IBICT/ECO - UFRJ (desde 2020). Mestre em Ciência da Informação pelo PPGCI IBICT/ECO - UFRJ (2020). Especialista em Gestão Empresarial pela FGV/RJ (2008) e em Marketing pela ESPM/SP (2004). Graduada em Sistema de Informação pela UNESA/RJ (2019) e em Comunicação Social pela UCSAL/BA (2003). Colaboradora do Laboratório em Rede de Humanidades Digitais (LARHUD) e dos grupos de pesquisa: Memória e Sociedade da Informação (MSI) e Perspectivas Filosóficas em Informação (Perfil-i). Interesses de pesquisa: efeitos de Big Data, Algoritmos e Inteligência Artificial sobre novos modelos de configuração de capital (Plataforma); Governança Digital e Política Digital; Gestão de Dados e Acesso à Informação (FAIR, Data Cloud); e práticas transversais entre as Humanidades Digitais e os movimentos de Ciência Aberta, Dados Abertos e Código Aberto, em prol da Decolonialidade e democratização do conhecimento.

Rosali Fernandez de Souza, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Santa Úrsula (1968), especialização em Documentação Científica (1969) e mestrado em Ciência da Informação (1973) pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia . Doutorado realizado na Polytechnic of North London, conferido pelo Council for National Academic Awards, CNAA (1984). Atualmente é pesquisadora titular do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT / MCTI. Professora do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação IBICT-UFRJ. Área do conhecimento em que atua: Ciência da Informação; subárea: organização e representação do conhecimento.

Downloads

Publicado

2022-12-02

Edição

Secção

Artigos