Literacia informacional ou competência em informação?
Resumo
A pergunta, a dúvida, a investigação e a reflexão acalentam nossos pensamentos, pois nos fazem entender melhor alguns porquês. Inquietos para saber o porquê da existência de diferentes terminologias na mesma língua (portuguesa) para definir algo que é o mesmo, o estudo busca reflexionar sobre o que gerou tal diferença que na verdade não é diferença: literacia da informação e competência em informação para definir o que no inglês se denomina Information Literacy. Não percebem erros, mas sim diferenças de estratégias de aplicação levando em conta como ficaria melhor a expressão de acordo com a cultura local. Afinal, mesmo os países falando a mesma língua estão em continentes distintos, com diferentes históricos e influências culturais. Fica patente a importância da interculturalidade nesse contexto. Outra preocupação levantada pelo estudo buscou compreender se a expressão competência em informação por si só já define também tudo que envolve “competências”, desde em tecnologia da informação e comunicação para o uso como ferramenta ou se precisa usar junto a competência digital, ou literacia digital. A conclusão igualmente remete ao fato de que existe diferentes interpretações de Information Literacy, e no contexto atual da cultura digital, não tem como ser imaginada sem considerar junto as tecnologias digitais da informação e comunicação.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
A PRISMA.COM fornece acesso livre, imediato e gratuito ao conteúdo das suas publicações no sentido de apoiar o compartilhamento global de conhecimento, sendo as suas edições publicadas sob a licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0).
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).