Competências no âmbito da práxis informacional do século XXI
modelo teórico propositivo
Resumo
O artigo apresenta um modelo teórico propositivo para as competências em informação no contexto do século XXI. A partir da evolução histórica e principais fundamentos teóricos, são investigados indícios de convergência das áreas da biblioteconomia, ciência da informação e tecnologias de informação e comunicação que permitam estabelecer um modelo teórico capaz de representar as interseções entre as competências em informação, digitais, gerenciais e por especialidade profissional. A pesquisa se caracteriza como qualitativa, fundamentada a partir de pesquisa bibliográfica e documental. O modelo revela que as competências em informação apresentam um papel central, atreladas às competências digitais, evidenciando a importância do domínio dessas competências no contexto atual.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
A PRISMA.COM fornece acesso livre, imediato e gratuito ao conteúdo das suas publicações no sentido de apoiar o compartilhamento global de conhecimento, sendo as suas edições publicadas sob a licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0).
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).