Como um homem manipulou os Estados Unidos da América
a influência das ideias de Edward Bernays na vitória presidencial de Donald Trump
Resumo
As últimas duas eleições americanas provaram que a polarização no país é elevada e que ambos os espectros políticos usam a propaganda para defender as suas ideias. O presente ensaio enquadra a política do ex-Presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, por meio de um paralelismo com as ideias do propagandista Edward Bernays. O objetivo não é explicar o que levou o eleitorado a apoiar Donald Trump, mas demonstrar como algumas práticas do político estão ancoradas, mesmo que não propositadamente, na teoria de Bernays. Para tal estudo, foi usada principalmente a obra “Propaganda”, de Edward Bernays. De forma a suplementar a pesquisa, foi também utilizada outra bibliografia complementar e alguma da história recente da política americana. Foi possível aferir que as técnicas idealizadas por Bernays foram utilizadas por Trump e revelaram-se chave para a vitória presidencial de 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
A PRISMA.COM fornece acesso livre, imediato e gratuito ao conteúdo das suas publicações no sentido de apoiar o compartilhamento global de conhecimento, sendo as suas edições publicadas sob a licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0).
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).