As Metáforas da Covid-19 e o medo do estrangeiro no Facebook Brasil
Resumo
Este artigo tem por cartografar as metáforas da doença (Sontag, 1988), que emergem no surgimento de uma enfermidade, a partir dos atores e das narrativas que mais circularam na eclosão da Covid-19, no Brasil. Para isso, coletamos na ferramenta CrowdTangle as palavras “China and Wuhan”, em perfis públicos no Facebook Brasil, de 20 a 29 de janeiro de 2020, período de repercussão da eclosão da doença no Brasil, com primeiros casos surgidos em dezembro de 2019, em Wuhan, na China. Partimos de revisão bibliográfica sobre o medo, afeto comum no surgimento de outras enfermidades. Verificamos que as metáforas da doença (Sontag, 1988) que surgiram em janeiro de 2020 eram as narrativas que apontavam para o surgimento de um vírus misterioso, o “vírus chinês”, que podia estar correlacionado aos hábitos alimentícios estranhos do país. O sentimento anti-China, já existente anteriormente, foi potencializado na sociedade da plataforma (Van Dijck, Poell, Waal, 2018) e foi fomentado pela imprensa brasileira, principal ator do período.
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