As Metáforas da Covid-19 e o medo do estrangeiro no Facebook Brasil

Autores

  • Marcela Tessarolo UFMG
  • Joana Ziller Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Fábio Malini Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Resumo

Este artigo tem por cartografar as metáforas da doença (Sontag, 1988), que emergem no surgimento de uma enfermidade, a partir dos atores e das narrativas que mais circularam na eclosão da Covid-19, no Brasil. Para isso, coletamos na ferramenta CrowdTangle as palavras “China and Wuhan”, em perfis públicos no Facebook Brasil, de 20 a 29 de janeiro de 2020, período de repercussão da eclosão da doença no Brasil, com primeiros casos surgidos em dezembro de 2019, em Wuhan, na China. Partimos de revisão bibliográfica sobre o medo, afeto comum no surgimento de outras enfermidades. Verificamos que as metáforas da doença (Sontag, 1988) que surgiram em janeiro de 2020 eram as narrativas que apontavam para o surgimento de um vírus misterioso, o “vírus chinês”, que podia estar correlacionado aos hábitos alimentícios estranhos do país. O sentimento anti-China, já existente anteriormente, foi potencializado na sociedade da plataforma (Van Dijck, Poell, Waal, 2018) e foi fomentado pela imprensa brasileira, principal ator do período.

Biografias Autor

Marcela Tessarolo, UFMG

Professora adjunta na Universidade Vila Velha (UVV). Doutora em Comunicação Social, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mestre em Comunicação e Terriorialidades, na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Joana Ziller, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professora Associada do Departamento de Comunicação Social e Permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutora e mestre em Ciências da Informação (UFMG).

Fábio Malini, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Professor Associado IV no Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), onde coordena o LABIC (Laboratório de Pesquisa sobre Imagem e Cibercultura), em Vitória, Espírito Santo, Brasil. É doutor em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Ciência da Informação (UFRJ).

Downloads

Publicado

2024-10-10

Como Citar

Tessarolo Bastos, M., Ziller Josephson, J., & Malini de Lima, F. L. (2024). As Metáforas da Covid-19 e o medo do estrangeiro no Facebook Brasil. PRISMA.COM, (50), 43–63. Obtido de https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/13952

Edição

Secção

Artigos